Numa tarde fria em Lisboa, o Benfica esperou pela segunda parte do jogo com o Belenenses para "aquecer" os 46611 espectadores presentes no Estádio da Luz para o clássico lisboeta da 12ª jornada da Liga. O triunfo por 3-0, com golos de Lima, Enzo Pérez e Salvio, assegurou a continuidade na liderança da Liga, quando se avizinha a visita ao Dragão na próxima ronda para o clássico com o FC Porto.

O campeão nacional apresentou o onze habitual das últimas semanas e não tardou a partir em busca do golo que lhe proporcionasse uma tarde tranquila. Nico Gaitán fez o primeiro aviso aos 9' e Luisão causou também calafrios a Matt Jones pouco tempo depois. Os encarnados não retiravam o pé da pressão sobre os azuis do Restelo, que se remetiam à defesa e à expectativa do contra-ataque.

Sem poder contar com Deyverson e Miguel Rosa, que ficaram de fora no jogo contra o seu clube anterior, o técnico Lito Vidigal viu faltar a contundência e a eficácia que mostraram nas jornadas anteriores e que levaram o clube da cruz de Cristo até ao sexto lugar da Liga.

A maior dinâmica e pressão não era sinónimo de brilhantismo, pois o Benfica vivia em demasia das iniciativas de Gaitán, Enzo Pérez e Salvio. Por outro lado, essa atuação também não se traduziu em eficácia e golos, já que a baliza de Matt Jones manteve-se fechada até ao intervalo.

No segundo tempo, Jorge Jesus não perdeu tempo e lançou Lima para o lugar de Talisca. A aposta não podia ser mais certeira, já que o avançado quebrou o longo jejum de golos e adiantou os encarnados no marcador à passagem dos 64 minutos. Na sequência de um pontapé de canto, Jardel faz um primeiro desvio de cabeça, Jonas assiste também de cabeça e Lima sentencia a jogada com um cabeceamento feliz já na pequena área.

Cinco minutos volvidos foi a vez de Enzo Pérez marcar, ao converter com sucesso uma grande penalidade. Assim, no espaço de cinco minutos o Benfica resolvia o clássico lisboeta, que se mostrava cada vez mais complicado e onde os azuis do Restelo começavam a aproximar-se progressivamente da baliza de Júlio César.

As contas do vencedor da partida já não mereciam discussão e Jorge Jesus preocupou-se em proteger os "amarelados" Maxi e Enzo, lançando Benito e Pizzi. Contudo, o resultado iria ainda sofrer uma alteração, muito por culpa de Gaitán. Na verdade, foi Salvio a assinar o3-0 aos 81', mas a jogada nasceu toda dos pés de Nico Gaitán, que assistiu de forma perfeita o companheiro depois de deixar para trás quatro jogadores do Belenenses.

Caía assim o pano sobre a vitória encarnada, que no clássico lisboeta assegurou a liderança até ao Clássico da próxima jornada. Os encarnados mantêm o primeiro lugar e somam agora 31 pontos, enquanto o Belenenses é sexto, com 21.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.