E já vão quatro vitórias consecutivas para uma equipa em claríssimo crescendo de forma. Só no final se farão as contas, mas o que parece certo é que este Sporting está já uns bons furos acima do leão cambaleante do arranque da temporada.

A vitória no Bessa foi clara, embora a boa adaptação ao terreno sintético tenha levado o seu tempo. Uma primeira parte mais resguardada permitiu às "panteras" lançar alguns rugidos timidos, que seriam silenciados por inteiro na segunda metade do jogo.

Foi ainda no primeiro tempo, no entanto, que aconteceu aquilo que acabaria por ditar o rumo da partida: a entrada de André Carrillo para o lugar do lesionado Nani. Não está em causa o talento desequilibrador de Nani, que tem sido a peça mais importante na equipa de Marco Silva e que fará muita falta em caso de ausência em Stamford Bridge, mas a noite de sexta-feira foi mesmo do peruano.

O caráter mais explosivo de Carrillo, que viria a ser destacado pelo próprio Petit no final da partida, alterou o jogo por completo. Uma partida que até então estava morna, por vezes mesmo aborrecida, ganhou novo fulgor com a velocidade deste suplente de luxo. O lance do primeiro golo, então, é um deleite para os olhos: grande arrancada pelo lado direito e um tiro sem dó nem piedade para o fundo das redes.

Seguiu-se um zigue-zague grande área adentro, seguido de assistência para a finalização de Carlos Mané, e nova corrida para assistir João Mário, que rematou forte para o terceiro dos visitantes. A boa entrada do médio português para o lugar de Slimani, numa altura em que o Sporting procurava gerir o resultado por indicação de Marco Silva, também merece particular destaque.

Já a equipa da casa não conseguiu ir além da ocasional ameaça, em particular na primeira parte, com tentativas de Idris e Zé Manuel que não fizeram muito mais do que cócegas a Rui Patrício, que atingiu a marca de 300 jogos com a camisola do Sporting. Os comandados de Petit acabaram por beneficiar de um auto-golo de Jonathan Silva, o quinto da atual temporada por jogadores do Sporting.

Para os "leões" segue-se agora uma deslocação a Londres que, como João Mário referiu no final da partida, terá um nível de exigência completamente diferente. Ainda não se sabe se haverá Nani mas se houver um Carrillo assim José Mourinho terá de manter os olhos bem abertos.