O Marítimo inaugurou hoje a primeira fase das obras do antigo estádio dos Barreiros e o presidente do clube da I Liga portuguesa de futebol, Carlos Pereira, congratulou-se com a poupança de 39 milhões de euros.

Parafraseando o escritor António Gedeão, Carlos Pereira afirmou que "o sonho comanda a vida e, à medida que vamos sonhando, a obra vai nascendo".

O líder "verde-rubro" adiantou ainda que a entrega do antigo estádio dos Barreiros ao clube “permitiu uma poupança na ordem dos 39 milhões de euros”.

Carlos Pereira afirmou ainda que a obra, praticamente situada no centro do Funchal, permite "jogar futebol de 15 em 15 dias, mas será também uma infraestrutura válida e utilizável durante todos os dias do ano".

Alberto João Jardim, presidente do Governo Regional da Madeira, esteve presente na inauguração e destacou "o espírito ganhador" do clube insular, indicando ainda que pertencer ao Marítimo "foi uma das maiores alegrias" que teve na vida.

No sábado, o clube madeirense levou a cabo um almoço nas traseiras da nova bancada, em que participaram cerca de mil pessoas. Tratou-se de uma festa de Natal, destinada aos funcionários do clube e respetivas famílias.

Na primeira fase da obra estão incluídas duas bancadas (topo norte e bancada central nascente) e outras estruturas, tal como balneários e zonas de lazer para os espetadores. As obras de remodelação do recinto deverão ficar prontas no próximo ano.

As novas bancadas serão estreadas pelos adeptos e associados do Marítimo no jogo frente ao Sporting de Braga, da 15.ª jornada da I Liga, a 04 de janeiro de 2015.

O Estádio dos Barreiros foi propriedade da Região Autónoma da Madeira e foi inaugurado a 05 de maio de 1957. A inauguração, com 12 mil pessoas presentes, teve então uma receita de bilheteira de 254.000 escudos, na moeda antiga.