O treinador Carlos Carvalhal apresentou hoje, em Matosinhos, o livro "Entre Linhas", cujas receitas se destinam a apoiar Zé António, antigo jogador de futebol que sofre de esclerose lateral amiotrófica.

Dos lucros resultantes das vendas do livro, a totalidade dos direitos de autor de Carvalhal reverte a favor da causa do antigo atleta, bem como "uma parte da receita do editor", explicou o atual coordenador técnico do Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos.

Assumindo que nunca lhe "tinha passado pela cabeça" escrever um livro, o treinador português – principal dinamizador de uma campanha de solidariedade que visa ajudar o antigo capitão do Leixões - não hesitou em "reunir os textos que ia escrevendo" quando percebeu que a angariação de fundos ainda estava "aquém do necessário".

"É um livro para quem gosta de futebol, em que não só tento explicar alguns conceitos deste desporto, como partilho histórias de vida, relativas à minha passagem pelo mundo do futebol", sublinhou o técnico, que já passou por clubes como o Sporting e o Sporting de Braga, em Portugal, e o Besiktas, na Turquia.

Zé António, antigo jogador e capitão do Leixões, vive com esclerose lateral amiotrófica, uma doença altamente incapacitante, que lhe foi diagnosticada há 10 anos.

No evento, estiveram também presentes, entre outros, Carlos Coutada, vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e os dois treinadores que antecederam Julen Lopetegui no FC Porto, Paulo Fonseca, agora no Paços de Ferreira, e Vítor Pereira.