O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, enalteceu hoje, em Luanda, a relação cada vez mais próxima com Angola, "um país importante e de talento, que apenas precisa ser ajudado" para desenvolver o seu futebol.

O dirigente falava à imprensa em Viana, à margem do lançamento da primeira pedra para a construção de uma academia do Sporting, a primeira em África, um investimento a rondar os 15 milhões de dólares (cerca de 12 milhões de euros), cuja obra deverá estar concluída no prazo de seis meses.

Bruno de Carvalho referiu que o clube português colabora assim estreitamente com as autoridades angolanas naquilo que é a política de formação dos seus quadros.

"O Sporting estava presente em milhões de corações de angolanos, mas agora está de corpo e alma, presente fisicamente mais uma vez e, desta vez, para ficar através de uma academia", disse o responsável.

Acrescentou que os sportinguistas já tiveram no seu passado muitas alegrias com bons jogadores angolanos e é esta a estratégia para o futuro.

O presidente do clube ‘leonino’ lamentou a falta de aproveitamento pelo Sporting da sua dimensão na aproximação com os demais países do mundo.

"O Sporting não aproveitou aquilo que é uma condição natural de ter 289 milhões de pessoas que conhecem o Sporting, uma condição natural de estar nos quatro cantos do mundo há décadas", referiu.

Na opinião do dirigente, o Sporting perdeu noção do que era a sua dimensão e dos seus deveres. "Felizmente, há um ano e meio, fiz um périplo grande, já estivemos em quase todos os continentes, falta-nos ir à Oceânia, mas lá irei também, porque o chamamento é muito dos sportinguistas lá", frisou.

Bruno de Carvalho regozijou-se com a abertura e aceitação dos empresários e dirigentes angolanos para com o clube português, salientando que o Sporting deve aproveitar.

"Eu chego à conclusão - até porque não é a primeira vez que venho a Angola – de que a maioria dos empresários, a maioria dos dirigentes são sportinguistas, o que realmente é agradável, porque uns dizem que são e os outros são na realidade, tanto que o Sporting saiba aproveitar a realidade enquanto os outros vivem no mundo virtual", disse.

Destacou que a participação do empresário angolano Álvaro Sobrinho do capital da SAD é um sinal de confiança num projeto e nas pessoas que estão à frente do Sporting.

"É lógico que essa confiança, seja de quem for, é sempre bem vista por parte do mercado que olha para nós. Primeiro veem as pessoas a confiarem e segundo veem os resultados. E não existe nada comparável com os resultados que nós temos da recuperação de um clube no espaço de um ano e meio. Não há comparável no mundo e isso traz outra confiança", adiantou.

Segundo Bruno de Carvalho, neste momento e a nível do futebol o Sporting está a ser um exemplo utilizado lá fora na UEFA e na FIFA pela sua recuperação, mas o feito "esbarra sempre, infelizmente, em Portugal na mediocridade da não notícia perante aquilo que é notícia, que é o facto de o Sporting ter voltado a ser um clube de referência".

"Na formação já era uma referência, mas neste momento é a nível de gestão, o que é fantástico, Portugal ser reconhecido no estrangeiro a nível de gestão, o que não é muito comum", concluiu.