O clássico do próximo domingo entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão (20 horas), marcará um embate decisivo entre o primeiro e segundo classificados do campeonato, podendo mesmo assinalar uma reviravolta no campeonato (caso os “azuis e brancos” vençam passarão para a frente dos “encarnados”). Neste sentido e, como é hábito, o árbitro estará sob o olhar atento tanto dos protagonistas como da assistência.

O escolhido pelo Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para tomar as rédeas de um duelo tradicionalmente “quente” foi Jorge Sousa. O juiz de 39 anos foi uma surpresa, tendo em conta o pedido que apresentou à FPF para não dirigir encontros do Benfica na temporada passada (depois de ter perdido com o Marítimo (2-1) na 1.ª jornada do ano passado). Olhando para trás, Jorge Sousa não dirige uma partida das “águias” desde 18 de agosto de 2013.

A situação tem-se mantido assim até à presente temporada, embora regresse agora “ao ativo” em jogos com os encarnados. Recorde-se ainda que, ainda na época passada, o juiz portuense também pediu para ser substituído no dérbi da 18.ª jornada entre Benfica e Sporting. O CA acedeu e nomeou Marco Ferreira para o encontro.

Já em relação ao FC Porto, Jorge Sousa esteve presente esta temporada na derrota (3-1) dos “azuis e brancos” diante do Sporting, encontro que custou a eliminação da turma de Lopetegui da Taça de Portugal. No histórico de confrontos, o saldo é favorável ao clube da Luz, com duas vitórias para os pupilos de Jorge Jesus, um triunfo para os homens da Invicta e duas igualdades.

Este será o quinto clássico orientado por Jorge Sousa (estreou-se em 2007/08 com uma vitória do FC Porto na “catedral” por 1-0). Na época seguinte voltou a estar no empate (1-1) no Estádio da Luz entre os dois colossos portugueses. Em 09/10, viu o Benfica bater o FC Porto na final da Taça da Liga (3-0) e corria a temporada 2011/12 quando dirigiu o empate a dois golos no reduto dos portistas.

O 22.º classificado do ranking da FPF apresenta uma média 0,33 expulsões por partida e tem mostrado cerca de 6 amarelos (5,5) por encontro. O árbitro inscrito na Associação de Futebol do Porto já dirigiu nove partidas ao longo desta época, tendo exibido 50 cartões amarelos e três vermelhos.

Depois de ter estado arredado por opção dos jogos com o Benfica, Jorge Sousa estará sob escrutínio no palco do Dragão e carregará a pressão de ter rejeitado dirigir encontros dos encarnados no último ano durante os 90 minutos.