Em relação ao último jogo, o empate a zero no "clássico" minhoto com o Sporting de Braga, cinco titulares são ausências confirmadas, umas por castigo (Bruno Gaspar, André André e Hernâni) e outras por lesão (Bouba e Jonatan Alvez).

Rui Vitória vai ter de mexer em todos os setores do "onze", mas isso não lhe retira confiança e, apesar de admitir dificuldades, desdramatizou a questão.

"Não vale a pena esconder e dizer que as coisas são iguais, são cinco jogadores indisponíveis, mas é uma das mensagens que tenho passado à minha gente é que o ‘cavalo’ passa à porta de toda a gente e terão de estar em condições de o ‘montar'", afirmou Rui Vitória, em conferência de imprensa.

O técnico disse ter a certeza que a equipa vai dar uma "resposta boa" e "fazer um belíssimo jogo", porque o plantel "tem jogadores com qualidade, que não jogam por uma série de fatores, mas têm valor" e devem, agora, aproveitar a oportunidade.

"É possível que as coisas não corram bem aqui e ali, porque uma coisa é mudar um jogador, outra é mudar mais, mas a entrega e a dedicação vão estar, como sempre, presentes", prometeu.

Rui Vitória elogiou o Rio Ave, "uma equipa de grande qualidade em Portugal, com belíssimos jogadores, experientes, e bem organizada", e desvalorizou o jogo que os vila-condenses fizeram na quinta-feira, para a Liga Europa.

"Essa é uma falsa questão [do eventual cansaço], não acredito, pelo que foi a constituição das equipas, que o Rio Ave vá repetir aqui a equipa de quinta-feira. Talvez dois ou três jogadores, mais um ou outro, não mais. Se pensarmos nisso estaremos enganados", avisou.

Ainda sobre o embate de domingo, o técnico disse esperar "um osso muito duro de roer”.

“Vamos ter de trabalhar bastante, mas vamos à luta, sem receios e acreditando muito em nós próprios e que o coletivo se sobrepõe às individualidades", frisou.

Rui Vitória considerou ainda que o apoio dos adeptos pode ser fundamental neste jogo.

"Não vamos ter tantas opções dentro de campo, mas fora sim, estou em crer que os nossos adeptos nos vão ajudar, queremos uma vitória, conquistar mais três pontos, e vamos fazer tudo por isso", rematou.

O treinador escusou-se a comentar as recentes palavras do presidente do vitoriano, Júlio Mendes, que admitiu que, se um dia Rui Vitória "tiver um desafio interessante, não vai ser o Vitória que lhe vai cortar essa possibilidade".

"Sou treinador do Vitória e estou tão focado neste jogo que nem tenho cabeça para pensar noutro tipo de coisas", sintetizou.

Vitória de Guimarães, terceiro classificado com 27 pontos, e Rio Ave, oitavo com 18, defrontam-se no domingo, às 16h00, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, num jogo que vai ser arbitrado por Bruno Esteves, de Lisboa.