O triunfo por 0-2 do Benfica sobre o FC Porto, no Estádio do Dragão, com dois golos de Lima, reeditou os feitos encarnados de 2005 e 1991, onde tinham brilhado Nuno Gomes e César Brito. E foi precisamente o precursor desta história encarnada que analisou o clássico da 13ª jornada ao SAPO Desporto, elogiando a atuação do seu antigo clube, que reforçou a liderança da Liga.

"Não fiquei surpreendido com a vitória. O Benfica ganhou com toda a justiça. É verdade que não fez uma grande exibição, mas fez um jogo inteligente. Controlou o encontro, mesmo nos momentos em que o FC Porto foi superior", começou por dizer o antigo internacional português, sublinhando a importância destes três pontos na motivação renovada do clube da Luz: "É muito importante esta vitória sobre o FC Porto, estes jogos moralizam a equipa e os jogadores. O Benfica aposta este ano tudo nas provas internas e terá obrigatoriamente de vencer o campeonato, a Taça de Portugal e a Taça da Liga."

Na análise ao encontro disputado no reduto portista, César Brito valorizou a estratégia montada pelo técnico Jorge Jesus. "O FC Porto tem realmente grandes jogadores e Jorge Jesus sabia disso. Montou a estratégia perfeita e analisou de forma inteligente o adversário, ao escolher as pedras certas para este jogo. O Benfica é feliz também porque marca nos momentos certos do jogo", declarou.

No que toca à maior surpresa no onze, o brasileiro Lima, o ex-jogador não poupou elogios ao seu "seguidor" na tradição encarnada de avançados a bisar em casa do FC Porto: "Eu gosto bastante do Lima, é um ponta de lança espetacular, oportuno e foi a escolha certa. Comentei com alguns amigos antes do jogo que o Lima é um matador e que faz deste Benfica um Benfica diferente. Sabe fazer tudo bem. Os golos dele no passado contra o FC Porto também pesam na motivação e o treinador sabia disso".

Porém, o ex-avançado do Benfica recusou atribuir a este triunfo um peso decisivo para a conquista do título. "É muito cedo no campeonato para falar em títulos, estamos apenas na 13ª jornada. E tudo dependerá do que acontecer em janeiro, com o mercado de transferências."