No final da partida com o Benfica que ditou uma derrota do FC Porto (2-0) e o aumento da distância para seis pontos de diferença entre primeiro e segundo classificado da Liga, Julen Lopetegui manifestou total confiança no seu plantel e surpreendeu todos ao afirmar-se “mais convencido do que nunca de que o FC Porto será campeão”.

A verdade é que os portistas nunca tiveram uma distância pontual tão grande em relação ao 1.º classificado, neste caso o Benfica. Em 2012/13, quando Vítor Pereira ainda estava ao leme da equipa, os “azuis e brancos” conseguiram recuperar os quatro pontos (em três jornadas) a menos que tinham em relação ao Benfica, mas agora há uma diferença de seis pontos.

Julen Lopetegui e os seus atletas terão de fazer história e, se tivermos em conta o passado recente, os “dragões” terão boas razões para acreditar que é possível chegar à liderança da liga. Mas Vítor Pereira não foi o único. Nos últimos quatro títulos portistas, os “dragões” tiveram de recuperar de uma desvantagem pontual em três deles. A exceção foi em 2010/11, quando André Villas-Boas venceu o campeonato com 21 pontos de diferença.

A favor do FC Porto está o facto de ainda faltarem 21 jornadas, uma vez que o número de jogos a disputar aumentou devido ao alargamento do campeonato (passaram a ser 18 em vez de 16 equipas). No final do clássico, os jogadores fizeram questão de referir as dificuldades recentes na conquista dos campeonatos. Se o “dragão” será capaz de fazer história só se comprovará no final da liga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.