O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, disse hoje que o pior que podia acontecer era sair alguém da equipa de futebol na reabertura do ‘mercado’, mas sublinhou que é apenas treinador e não gestor.

O presidente vitoriano, Júlio Mendes, admitiu esta semana a saída de jogadores em janeiro, notando que, tal como outros clubes, o Vitória precisa de "complementar as receitas ordinárias com a transferência de jogadores".

Segundo o dirigente, "se a tesouraria assim obrigar" e "em prol da sustentabilidade do clube", o Vitória "terá de abdicar de uma ou outra pérola".

Confrontando com essa possibilidade, Rui Vitória frisou que "gostaria que não saísse ninguém", mas disse compreender que o clube "tem as suas dificuldades e o seu funcionamento".

"Estou aqui para trabalhar em prol do Vitória, logo veremos o que se vai passar, mas não posso controlar isso, são questões que me ultrapassam, o mercado é o que é. O Vitória tem as suas dificuldades e o seu funcionamento, mas para quem está a ter um bom desempenho, a pior coisa que podia acontecer era sair alguém. Mas sou só treinador, não sou gestor", disse.

A equipa vem de dois empates a zero (Braga e Rio Ave) e desloca-se na próxima jornada ao terreno do Estoril-Praia, clube que ocupa apenas o 11.º lugar, mas Rui Vitória prevê um jogo "difícil e complicado".

"O Estoril tem uma belíssima equipa, com bons jogadores, que jogam juntos há algum tempo. A participação na Liga Europa nunca tem sido fácil para as equipas portuguesas porque são muitos jogos, muitas alterações do contexto competitivo", defendeu.

O objetivo do Vitória é levar os três pontos para Guimarães, disse o treinador, frisando que a equipa se apresentará com "muita determinação e máximo respeito" pelo adversário.

O facto de ter mais opções em relação ao último jogo, dados os regressos de Bruno Gaspar, André André e Hernâni, que cumpriram castigo no último jogo, é encarado como um fator positivo.

"Por mais que possamos dizer que há soluções, ter menos cinco opções [também Bouba e Alvez, lesionados, não alinharam com o Rio Ave] não é fácil. O regresso desses jogadores aumenta a nossa possibilidade de discutir o jogo", disse.

Rui Vitória frisou a importância de ganhar antes da pausa natalícia e salientou a satisfação de ver a posição que o Vitória ocupa na tabela classificativa, junto de outros clubes "com outra capacidade financeira".

Vitória de Guimarães, terceiro classificado, com 28 pontos, e Estoril, 11.º, com 15, defrontam-se no sábado, às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril, em jogo que será arbitrado por Tiago Martins, de Lisboa.