O Sporting foi este domingo à Madeira derrotar o Nacional por uma bola a zero, em duelo referente à 14ª jornada da Liga. Carlos Mané, aos 51 minutos, fez o único golo do jogo. Os "leões" terminaram o jogo em desvantagem numérica, já que Adrien Silva foi expulso por acumulação de cartões amarelos.

O primeiro tempo contou com muitas oportunidades para as duas equipas. O Nacional assustou Rui Patrício logo aos sete minutos de jogo, com um remate cruzado de Rondón que não passou longe da baliza leonina. Logo de seguida, Mané atirou à entrada da área para defesa de Gottardi.

O Sporting sofreu então, ainda antes da passagem dos dez minutos de jogo, um contratempo na zona central. André Martins saiu lesionado, dando lugar a João Mário. Foi precisamente João Mário quem ficou muito perto do golo aos 19 minutos, com um cabeceamento "à ponta-de-lança" por cima da baliza do Nacional após cruzamento de Cédric.

Slimani, muito ativo durante toda a partida, surgiu em boa posição aos 28 minutos e atirou de pé esquerdo, mas a bola passou a rasar o poste. Pouco depois, Rondón voltou a ficar perto do primeiro golo do jogo.

Carlos Mané ainda desperdiçou uma oportunidade para finalizar na sequência de um pontapé de canto e o intervalo chegou com um nulo no marcador. Tudo mudou aos 51 minutos, altura em que Slimani atirou de cabeça para defesa incompleta de Gottardi, com Carlos Mané a aparecer para abrir o marcador com uma finalização simples.

O jogo continuou dividido até ao final, com o Nacional a aproveitar alguns erros dos jogadores do Sporting ao nível do passe para se aproximar da baliza de Patrício. Aos 77 minutos de jogo, os "leões" ficaram reduzidos a dez unidades, devido à expulsão de Adrien Silva por acumulação de cartões amarelos.

A muito pouco tempo do apito final, Rui Patrício ainda conseguiu ser determinante ao evitar o golo de Marco Matias, ficando algo maltratado na sequência do lance.

Mesmo em desvantagem númerica, o Sporting conseguiu segurar a vantagem tangencial, assegurando três pontos muito importantes na Madeira. Os "leões" contabilizam agora 27 pontos na tabela classificativa e ascendem de forma provisória ao quarto lugar, ultrapassando o Sporting de Braga.

Recorde os lances do jogo.