O treinador Paulo Fonseca disse hoje que a "equipa hipermotivada", com ambições europeias, do Sporting de Braga não vai impedir o Paços de Ferreira de discutir o jogo da 14.ª jornada da I Liga de futebol, na segunda-feira.

"Temos o propósito de discutir o jogo, embora saibamos que são duas realidades distintas: o Braga luta por um troféu e os seus responsáveis já disseram que querem ficar nos quatro primeiros lugares, enquanto o Paços luta pela permanência. Mas isso não nos retira a ambição de discutir o jogo", disse Paulo Fonseca.

Na conferência de antevisão ao jogo de segunda-feira, o técnico pacense lembrou que já foi feliz em Braga (ganhou, por 3-2, em 2012/13, na época que terminou com o inédito terceiro lugar do Paços na I Liga), palco em que "o Paços tem conquistado pontos", mas recusou facilidades, até porque espera encontrar "uma equipa hipermotivada".

"[O Sporting de Braga] É uma equipa muito determinada nos momentos defensivos, muito organizada, e sabe explorar bem o contra-ataque, com jogadores muito rápidos. Tem legitimidade para pensar em vencer, mas nós também temos essa legitimidade", sublinhou.

Paulo Fonseca não escondeu a "frustração" por o Paços não ter seguido em frente na Taça de Portugal, ao perder a meio da semana diante do secundário Famalicão, por 2-1, mas lembrou que "são competições distintas" e deu conta da vontade de os seus "jogadores mostrarem que o que a equipa tem feito não é obra do acaso".

Paulo Fonseca discordou, por outro lado, das palavras de Jorge Jesus, treinador do Benfica, a propósito da alegada agressividade do Sporting de Braga em campo, e repetiu o discurso do seu colega bracarense Sérgio Conceição, defendendo que "o jogo é de contacto físico, desde que seja discutido dentro das leis".

O ‘regulador’ do jogo será Rui Costa, do Porto, o árbitro responsável pela única expulsão de Paulo Fonseca como treinador.

O técnico recordou o caso, reconheceu a legitimidade da decisão do ‘juiz’, assim como o facto comprovado por um amigo ligado às estatísticas de que, com Rui Costa, o Paços nunca ganhou.

"Mas não será isto, evidentemente, que vai ter influência no jogo", concluiu.

O Paços de Ferreira, sexto classificado, com 22 pontos, vai defrontar o Sporting de Braga, quarto, com 25, no Estádio Axa, em Braga, na segunda-feira, às 19:00, num encontro da 14.ª jornada da I Liga de futebol.