O futebolista internacional português César Peixoto afirmou hoje em comunicado desconhecer os fundamentos que levaram o Gil Vicente a invocar justa causa para o despedir, pelo que continua a considerar-se jogador do clube.

“Fui confrontado com o comunicado do Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA no qual é anunciado o meu despedimento com justa causa. Até hoje, não fui notificado da decisão do processo disciplinar de que fui alvo, desconhecendo por isso os fundamentos subjacentes à tomada da mesma”, disse.

Segundo César Peixoto, o clube de Barcelos devia ter-lhe dado conhecimento da “decisão do processo disciplinar, bem como, todos os factos relevantes” para o despedimento.

“Assim, até ser notificado da decisão, de conhecer os seus fundamentos e devida ponderação, o meu contrato de trabalho mantém todos os seus efeitos e obrigações”, frisou.

O ex-jogador de Benfica, FC Porto e Sporting de Braga esclarece que nunca faltou ao respeito a ninguém no clube, incluindo aos adeptos.

“Sempre manifestei, mantenho, e manterei o meu respeito pela minha entidade patronal, Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA, pela sua administração, colegas, equipa técnica e fundamentalmente pela massa associativa do clube que, à semelhança do que fiz em toda a minha carreira, representei com o máximo profissionalismo, dedicação e entrega”, disse.

César Peixoto avança ainda que sempre acalentou a esperança de terminar a sua carreira ao serviço do Gil Vicente, “ambicionando inclusive ficar ligado futuramente ao seu projeto desportivo”, hipótese que vê gorada “com mágoa”.

“No entanto, não poderei deixar de questionar qual a motivação da Administração da Gil Vicente Futebol, SDUQ, LDA na forma como comunicou a sua alegada decisão, e a respetiva repercussão e consequências que esta exposição pública terá para a minha carreira”, acrescentou.

O futebolista de 34 anos aproveitou ainda para agradecer o apoio de diversos colegas e dirigentes, remetendo posteriores esclarecimentos para uma “conferência de imprensa que terá lugar na sede do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol quando, e se, efetivamente for notificado da alegada decisão de despedimento”.

Na sexta-feira, o Gil Vicente anunciou em comunicado o despedimento de César Peixoto, alegando justa causa.

A direção do clube barcelense alegou que o futebolista “infringiu os seus deveres de trabalhador, violando diversos artigos do Regulamento Interno do Departamento Profissional de Futebol, e do CCT entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol”.

O clube referiu ainda que, depois de ter sido enviada a nota de culpa ao futebolista, este apresentou a sua defesa, mas não apresentou qualquer testemunha, como era sua obrigação legal, apesar de lhe terem sido dadas duas oportunidades para o fazer.

Os factos remontam há dois meses, quando César Peixoto não se apresentou numa visita de elementos do plantel, entre os quais estaria incluído, a uma unidade escolar, pelo que o clube lhe moveu um processo disciplinar, suspendendo-o de toda a atividade.

César Peixoto representa o Gil Vicente desde 2011/12.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.