Com a saída de Enzo Pérez, são 281 milhões de euros: é este o total proveniente apenas das dez maiores vendas do Benfica desde que Jorge Jesus assumiu o comando técnico do clube, corria a época 2009/10. E este nem foi o valor global, uma vez que apenas abrange as maiores transferências da era Jorge Jesus. Importante realçar que alguns dos valores em questão não foram entregues na sua totalidade às “águias”.

Desde que Jorge Jesus chegou ao Estádio da Luz, a política de transferências parece ter mudado. Não tanto no que diz respeito às entradas (continuam a chegar muitos atletas), mas sim em relação aos valores amealhados com a saída de futebolistas para os grandes colossos europeus. Axel Witsel revelou-se como o negócio mais lucrativo de sempre, ao mudar-se para os russos do Zenit por um valor a rondar os 40 milhões de euros.

Contudo, foram Ramires (22 milhões) e Di María (36 milhões) quem, em 2010, abriram um precedente ao mudarem-se para Chelsea e Real Madrid, respetivamente. Seguiram-se nomes como Fábio Coentrão (30 milhões) e David Luiz (25 milhões mais o passe de Matic avaliado em 5), em 2011 e Witsel, em 2012.

O ano seguinte acabou por ficar marcado pela permanência dos atletas mais apetecíveis no plantel, sendo que apenas no ano que agora vai terminar se voltaram a verificar emigrações. Rodrigo, Matic, Markovic e agora Enzo Pérez foram as saídas verificadas no corrente ano civil, tornando-se no ano mais lucrativo dos “encarnados”.

O Chelsea, de José Mourinho, acaba por ser o clube que mais veio “pescar” ao Estádio da Luz neste top 10, deixando um valor global de 72 milhões de euros em Lisboa. Logo a seguir está o Real Madrid que deixou qualquer coisa como 66 milhões para levar Coentrão e Di María para a capital espanhola.

Contudo, o Valência parece querer destronar britânicos e espanhóis, tendo gasto já 55 milhões em Rodrigo e Enzo. Saliente-se que não estamos a contabilizar o montante relativo à mudança de André Gomes, uma vez que o valor do negócio não entra neste top 10. Zenit, Liverpool e Manchester City são os outros clubes que completam a lista.

O treinador encarnado tem tratado de polir as pérolas que tem ao seu dispor para depois as ver partir para brilharem nas principais ligas europeias. Afinal, pode-se dizer que Jesus tem jeito para o negócio.

Veja a galeria de imagens das maiores vendas do Benfica