Um inédito pleno nacional, com a conquista de campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça, foi a homenagem da equipa de futebol do Benfica ao seu ‘rei’, Eusébio, falecido há um ano.

A 05 de janeiro de 2014, o ‘pantera negra’, o melhor jogador da história das ‘águias’ e do futebol português desapareceu e deixou o clube de luto: a ‘resposta’ veio em forma de vitórias, só faltou mesmo a europeia.

Em Turim, Eusébio não conseguiu sobrepor-se à ‘maldição’ de Bella Guttmann e o Benfica caiu nas grandes penalidades face ao Sevilha, perdendo a oitava final europeia consecutiva e mantendo-se em ‘branco’ na Europa desde 1961/62.

Tirando o falhanço europeu, os ‘encarnados’ ganharam tudo no ano de luto por Eusébio, nomeadamente o 33.º título nacional, prova que o ‘rei’ conquistou 11 vezes, mais do que qualquer outro jogador na história da prova.

Antes, o ‘onze’ comandado por Jorge Jesus reforçou a liderança do `ranking’ da Taça da Liga, com o quinto título em sete edições, desta vez à custa do Rio Ave, batido em Leiria por 2-0 (golos de Rodrigo e Luisão).

Com o cetro conquistado, o Benfica fechou a época com a conquista da 25.ª Taça de Portugal (o FC Porto conta 16 e o Sporting 15), de novo com um triunfo final sobre os vila-condenses, graças a um tento de Gaitan (1-0).

A presente temporada arrancou com mais uma conquista, a Supertaça, face ao conjunto de Vila do Conde, que resistiu até ao desempate por grandes penalidades, com Artur a ser o ‘herói’ da ‘lotaria’, após 120 minutos sem golos, em Aveiro.

O luto por Eusébio estendeu-se a todo o clube, nomeadamente às modalidades, que também homenagearam o ‘rei’ com a conquista de títulos.

À imagem do futebol, o basquetebol também conquistou tudo, enquanto o voleibol venceu a prova principal, o campeonato, e o hóquei patins arrebatou a Taça de Portugal, com um expressivo 8-3 ao FC Porto, na final.

Os títulos estenderam-se ao atletismo, com a revalidação do título nacional de pista, e a várias modalidades da aposta olímpica do clube, do judo à canoagem, de Telma Monteiro a Joana Vasconcelos.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.