O Vitória de Guimarães goleou o Nacional da Madeira por 4-0, em jogo da 15.ª jornada da I Liga. A grande figura do jogo foi André André, autor de um hat-trick.

Os minhotos, que não tinham vencido nem marcado qualquer golo em dezembro, tiraram a "barriga da miséria" no primeiro jogo do ano, goleando um Nacional que está à deriva. A turma de Rui Vitória não perdeu a oportunidade de ultrapassar o SC Braga e Sporting, retomando o terceiro lugar da Liga.

O Nacional continua sem vencer fora e apenas conseguiu um ponto longe da Choupana, na visita ao Gil Vicente.

O primeiro golo foi da autoria do cabo-verdiano Ricardo Gomes. O jovem extremo disparou uma "bomba" de fora da área e bateu Gottardi, aos 28 minutos. Foi o seu primeiro golo na Liga esta temporada.

Dois minutos depois entrou em cena André André. O capitão aproveitou uma grande penalidade de Gottardi sobre Tomané para ampliar a vantagem. O 3-0 chegou 37 minutos, outra vez por André André, que aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes madeirense para empurrar para o fundo da baliza. Antes João Aurélio tinha estado perto de marcar na baliza errada, ao desviar uma bola para a barra da sua baliza.

Com três golos de vantagem, os minhotos foram gerindo o encontro o segundo tempo. Ainda houve tempo para André André marcar mais um e completar o seu hat-trick, num remate de fora da área. O médio já leva sete golos na I Liga.

O Nacional caiu para o 12.º lugar com 12 pontos em 15 jogos. O Vitória de Guimarães soma 31 pontos, mais um que o Sporting.


Veja o resumo do jogo