O treinador do Boavista quer os seus jogadores "concentrados" domingo frente a um Nacional que está "moralizado” com a passagem às meias-finais da Taça de Portugal em futebol, considerando que desse modo será mais fácil pontuar.

As duas equipas defrontam-se domingo às 16:00, na Madeira, para a 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e Petit, na antevisão que hoje fez desse jogo, vincou que "o Nacional é uma equipa que joga muito bem em casa".

"Temos de ser sérios e nós próprios, trabalhar e lutar pelos pontos. Vamos apanhar uma equipa moralizada com a passagem, ontem [quinta-feira], às meias-finais da Taça de Portugal, mas vamos estar prontos para os defrontar", referiu o treinador ‘axadrezado’.

O Nacional vai jogar com o Boavista três dias depois de ter medido forças com o Marítimo para a Taça durante 120 minutos (90 regulamentares e 30 de prolongamento), a que seguiram ainda vários penáltis, que ditaram um final feliz para o conjunto orientado por Manuel Machado, com a qualificação para as meias-finais daquela prova.

Petit desvaloriza essa aparente vantagem para o Boavista. "Os jogadores sabem que há jogos de três em três dias, as recuperações também são rápidas e o plantel do Nacional tem alternativas", considerou.

"Sabemos que vamos apanhar uma equipa forte, que joga muito bem em casa, onde tem tido resultados positivos, tirando contra os ‘grandes’", insistiu. Em casa, o Nacional, perdeu com o Moreirense (0-1), o Benfica (1-2) e o Sporting (0-1).

Petit preferiu destacar que "o Nacional é uma equipa boa, com muita qualidade, que luta sempre pela Liga Europa e que já joga junta há algum tempo", reforçando que se trata de "um adversário muito difícil no seu campo e que está moralizado pelo resultado de ontem".

"Espero que os meus jogadores estejam concentrados. Se conseguirmos isso, acredito plenamente que podemos trazer pontos" ou pelo menos um ponto, o que, para Petit "já será muito bom também".

Para ganhar na Madeira, para onde viaja sábado de manhã, o Boavista tem de "fazer aquilo que tem vindo a fazer" e a concentração é um dos aspetos que Petit considerou essenciais para o êxito. "Um jogador se estiver concentrado comete menos erros e se cometermos menos erros temos mais hipóteses de conquistar pontos", argumentou.

O Boavista também tem boas razões para estar moralizado. Venceu o Arouca na última jornada (3-1) e encontra-se no 12.º lugar da classificação, com 16 pontos, mais quatro do que o Nacional, que ocupa o 14.º posto.

"A equipa está a crescer, mas ainda temos muito trabalho. O que tenho dito aos jogadores é que temos de trabalhar semana a semana para chegarmos aos jogos mais fortes", afirmou Petit.

O treinador disse também esperar mais deste Boavista, que na sua opinião ainda tem "muita margem" de progressão".

O Boavista assegurou esta semana os serviços de Marek Cech, que conhece bem o futebol português porque jogou no FC Porto (2005-2008). O jogador eslovaco, que pode jogar como defesa ou médio esquerdo, "ainda não é opção para a Madeira"

"Temos que dar tempo para ele conhecer os jogadores e o clube e ganhar índices físicos. Acrescenta qualidade e experiência e pode jogar em várias posições. É um jogador com um currículo bom, que já jogou em vários países", salientou Petit.

O médio nigeriano Reuben Gabriel, entretanto, vai ser operado terça-feira ao menisco do joelho direito e deverá parar cerca de um mês, juntando-se assim aos lesionados Correa e Ancelmo.