O Benfica venceu o Vitória de Guimarães por 3-0, em jogo a contar para a 16ª jornada, e garantiu a vantagem de seis pontos sobre o segundo classificado do campeonato, FC Porto, num encontro marcado simbolicamente pelo aniversário da morte de Eusébio da Silva Ferreira.

Todo o Rei tem o seu castelo, e Eusébio da Silva Ferreira tinha no Estádio da Luz o seu mais fiel santuário. Portanto, na receção ao Vitória de Guimarães, clube que curiosamente tem o primeiro Rei de Portugal no seu emblema, o Benfica preparou-se para homenagear o eterno rei do futebol português com algumas alterações na equipa com destaque desde logo para Eliseu, que regressou à equipa principal depois de uma longa ausência por lesão. Jardel e César foram a dupla de centrais escolhida por Jorge Jesus enquanto André Almeida ocupou o lado direito do setor mais recuado devido à ausência de Maxi Pereira. O Vitória de Guimarães apresentou-se na Luz sem grandes novidades com destaque para a inclusão de Chemmam por Traoré.

E logo no primeiro minuto de jogo, o Benfica criou perigo por intermédio de Jonas. O avançado brasileiro surgiu isolado frente a Assis após passe de Gaitán, mas o lance acabou por não dar em golo. Cinco minutos depois foi a vez de Gaitán criar perigo, mas o guarda-redes do Vitória leu bem o lance e antecipou-se ao argentino para impedir o 1-0.

A formação do Benfica dava sinais de claro domínio de jogo frente a uma equipa do Vitória de Guimarães muito longe daquela que goleou o Nacional da Madeira por 4-0 na jornada anterior. O futebol simples e direto do Benfica conseguiu impor-se no campo, e as situações de perigo junto à baliza do Vitória de Guimarães iam-se sucedendo. Aos 13 minutos de jogo, Jonas correspondeu da melhor forma a um cruzamento de Gaitán e de cabeça fez o 1-0 para a primeira explosão de alegria nas bancadas da Luz.

O domínio avassalador da formação encarnada era uma realidade, e antes do intervalo as três bolas no poste da baliza de Assis eram um facto bem revelador do pendor ofensivo da equipa do Benfica. Aos 20 minutos um livre de Gaitán levou a bola a bater no ferro para o suspiro geral das bancadas da Luz. Sete minutos depois foi a vez de Talisca enviar com estrondo uma bola ao poste num remate de primeira fora da grande área. Aos 34 minutos, foi a vez de Jonas rematar ao poste depois de isolar-se a passe de Gaitán.

O Vitória de Guimarães só à passagem da meia hora de jogo conseguiu criar perigo. Primeiro por Cafú, que aos 33 minutos obrigou Júlio César a defesa apertada, e depois aos 40 minutos por Tomané que obrigou Júlio César a uma defesa instintiva.

No segundo tempo nenhuma das equipas apresentou qualquer alteração e o jogo seguiu com o Benfica a dominar. O Vitória de Guimarães ainda esboçou uma reação aos 51 minutos com um remate cruzado de Hernâni, com a bola a passar rente ao poste da baliza de Júlio César, mas uma jogada brilhante de Lima na direita, três minutos depois, permitiu a Ola John dilatar o marcador para 2-0. O extremo holandês surgiu no coração da área e só precisou de "puxar pelo pé" para fuzilar Assis para o 2-0.

A equipa de Rui Vitória reagiu aos 60 minutos com um remate de Bernard, mas Júlio César não teve dificuldades em defender. A vencer por 2-0, o Benfica baixou de intensidade e o jogo perdeu algum gás com poucas oportunidades de golo. A formação minhota foi adiando uma reação e os encarnados foram gerindo a vantagem com uma pressão forte a meio campo.

A um minuto do tempo de compensação, Gaitán fixou o resultado final em 3-0 após uma jogada na direita conduzida por Lima e Salvio, que regressou à equipa após lesão. Com este resultado, o Benfica somou os três pontos e garantiu a vantagem de seis pontos sobre o FC Porto, segundo classificado. Já o Vitória de Guimarães pode ser ultrapassado na tabela de classificação pelo Sporting que defronta esta jornada o SC Braga.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.