O FC Porto deu este sábado mais uma prova de força na luta pelo título, ao vencer o Belenenses por expressivos 3-0, em jogo da 16ª jornada da Liga. Uma resposta em tudo igual ao triunfo conseguido pelo Benfica pouco antes, na receção ao Vitória de Guimarães, e que havia deixado sobre os ombros portistas a obrigação de reduzir de nove para seis pontos a diferença no topo.
Como o favoritismo é armadilha fácil e sedutora em demasiadas ocasiões, a equipa de Julen Lopetegui cedo demonstrou que não estava ali para cometer erros. Com Quaresma a fazer de Brahimi e José Ángel no lugar do castigado Alex Sandro, os portistas entraram fortes e decididos a resolver cedo o jogo. Aos dois minutos já a baliza de Ventura estava sob assalto azul e branco e ao fim de 10’ a resistência do Belenenses já sofrera um revés. Inevitável como sempre, Jackson Martinez marcou o primeiro golo dos dragões com um cabeceamento certeiro após passe de Herrera. Era a primeira expressão clara da pressão do FC Porto. Simples e fácil.
O que se seguiu foi simplesmente um passeio da equipa de Julen Lopetegui. Perante um Belenenses demasiado fragilizado com os “fantasmas” da goleada sofrida com o Braga a meio da semana, para a Taça de Portugal, os dragões não sentiram dificuldades para impor o seu jogo, assente numa posse de bola dinâmica e num ‘pressing’ forte, que nem deixava os lisboetas saírem do seu meio-campo durante largos períodos.
Porém, a uma atuação tão convincente só faltava o “sal” de mais golos, mas seria preciso esperar pela segunda parte. E entre os segundos 45 minutos, a resposta portista deu-se a abrir e a fechar o encontro.
Primeiro, foi a vez de Óliver Torres marcar o 2-0 logo aos 47’, reafirmando a sua crescente influência nos dragões. Não só pelo que joga - e é muito -, mas também pelos golos que dá à equipa, somando já cinco tentos na Liga. O médio espanhol atirou forte e colocado de fora da área, depois de uma jogada confusa na área dos azuis do Restelo.
A vantagem segura no marcador fez o FC Porto tirar o pé do acelerador e isso aliviou um pouco a pressão sobre o Belenenses. Sem grande brilho ou confiança, a equipa de Lito Vidigal tentou a pouco e pouco estender-se no terreno. Os espaços que apareceram quase davam uma falsa sensação de equilíbrio no marcador, quando Camará falhou clamorosamente o que podia ter sido o 2-1, ao permitir na pequena área o corte a Maicon, em pleno período de descontos.
Como consequência desse susto, os dragões reagiram de imediato e ainda foram a tempo de fechar as contas do jogo em 3-0. O golo de Evandro, que saltou do banco no segundo tempo, serviu para demarcar de forma clara as distâncias, numa prova inequívoca de superioridade.
Com este triunfo, o FC Porto recolocou novamente a desvantagem para o líder Benfica para apenas seis pontos e mantém a corrida do título bem quente em pleno inverno.