O Gil Vicente derrotou hoje o Penafiel por 2-1 e obteve a primeira vitória na presente edição da I Liga de futebol, em jogo da 16.ª jornada da prova, disputado no Estádio Cidade de Barcelos.

Os penafidelenses ainda chegaram ao intervalo em vantagem, depois de Rabiola ter inaugurado o marcador, aos 45 minutos, mas João Vilela, de grande penalidade, aos 52, e Simy, aos 74, protagonizaram a reviravolta no marcador.

Num jogo intensamente disputado e emotivo, os locais entraram melhor e assumiram o domínio do encontro, tendo desperdiçado a primeira grande oportunidade aos 23 minutos, mas Diogo Viana, que corria isolado na perseguição da bola, não teve velocidade e o guarda-redes forasteiro acabou por chegar primeiro e evitar o pior.

Aos 28 minutos, os gilistas ficaram reduzidos a dez jogadores por expulsão de Jander, que terá dado uma cotovelada em Dani.

Apesar de contar com menos uma unidade, o Gil Vicente encetou uma forte pressão na área penafidelense e Coelho, com uma grande defesa, negou o golo a João Vilela, aos 37 minutos.

No minuto seguinte, Mbala teve uma entrada dura sobre Ricardinho e vê o segundo cartão amarelo, o que permitiu que as equipas passassem a jogar em igualdade numérica.

O sinal mais pertencia ao Gil Vicente, mas, em cima do intervalo, surgiu a segunda contrariedade. Sem ter feito nada que o justificasse, o Penafiel chegou à vantagem graças a um rápido contra-ataque, Rabiola apareceu desmarcado, contornou Adriano Facchini e inaugurou o marcador.

A segunda parte começou com uma contrariedade para o Penafiel. O guarda-redes Coelho foi expulso por derrubar Diogo Viana, que entrou na área e se preparava para marcar. João Martins saiu para a entrada de Tiago, o guarda-redes suplente. Na marcação da grande penalidade, João Vilela estabeleceu a igualdade.

Os barcelenses, agora em superioridade numérica, procuraram o golo do triunfo com grande determinação e o segundo golo surgiu aos 74 minutos, por Simy, que, de cabeça, respondeu da melhor forma a pontapé de canto de Diogo Viana.

Antes do final do encontro, tempo ainda para nova expulsão, desta feita para o Gil Vicente, que viu Ruben Ribeiro ser admoestado com o segundo cartão amarelo.