O nome do Benfica está a ser envolvido num escândalo de corrupção na Roménia. O jornal desportivo romeno "Pro Sport" fez um artigo sobre os escândalos de corrupção do Dínamo de Bucareste e, entre eles, há um jogo envolvendo o Benfica, da Taça UEFA.

De acordo com o mesmo jornal, a 1 de outubro de 1999, o Benfica foi a Roménia vencer o Dinamo por 2-0, depois de já ter perdido na Luz por 1-0. Ainda segundo o "Pro Sport", Cornel Dinu, o treinador do Dínamo na altura, deixou no ar que a vitória dos "encarnados" foi negociada pelo técnico Juup Heynckes, treinador do Benfica na altura.

Ainda de acordo com o depoimento do técnico, Juup Heynckes terá tido um encontro com o jogador Valentin Nastase, do Dinamo de Bucareste, horas antes do segundo jogo, no Hotel Crowne Plaza.

O Benfica perdeu na primeira-mão dessa eliminatória na Luz mas deu a volta no segundo encontro, com golos de Maniche e Chano. Um dos momentos vistos com "anormais" pela investigação do jornal romeno foi a expulsão de Nastase, jogador que apontou o golo da vitória em Lisboa. Nastase viu dois amarelos em menos de dez minutos e deixou as equipas em igualdade numérica, já que o Benfica tinha perdido Rojas, que tinha sido expulso dois minutos antes.

Vale e Azevedo, na altura presidente do Benfica, mostrou-se agradado com o triunfo. "Foi um Benfica à Benfica, houve emoção e alegria. Antes do jogo falei com o treinador e ambos estávamos à espera de uma vitória", comentou, na altura, o então presidente das "águias".

Valentin Nastase, agora com 40 anos, nega tudo.

"Isso não é verdade. Eu nem era para jogar essa partida, porque estava com problemas físicos. Só fui opção porque o treinador pediu que fizesse um esforço”, disse o jogador, cujo nome aparece em nova polémica em agosto de 2007, quando o Dínamo Bucareste perdeu o acesso à Liga dos Champions frente aos transalpinos. A suspeição sobre este jogo envolve ainda os dois clubes já que, seis meses depois, Stefan Radu trocou o Dinamo Bucaresre pela Lazio por 7 milhões de euros.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.