O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol aceitou a reclamação apresentada pelo Sporting contra o arquivamento da queixa que apresentou contra o Benfica, pela decisão do Belenenses de não utilizar os jogadores Miguel Rosa e Deyverson.

O CD da FPF, que foi tomada na terça-feira e hoje tornada pública, revogou assim a decisão da Comissão de Instrução e Inquéritos (CII) da Liga de clubes de arquivar a reclamação apresentada pelo Sporting sobre o caso de Miguel Rosa e Deyverson.

Em causa na participação do Sporting está a não utilização dos jogadores Miguel Rosa e Deyverson no jogo disputado a 06 de dezembro de 2014 entre o Benfica e o Belenenses, da 12.ª jornada da I Liga de futebol.

Os dois jogadores, que foram contratados ao Benfica, estão vinculados por contrato ao Belenenses, que suporta na totalidade os seus vencimentos, e não tinham qualquer problema físico que impedisse a sua utilização, tendo mesmo sido convocados para o jogo.

“São dois jogadores do Belenenses, sob contrato, e é o Belenenses que lhes paga, exclusivamente, o salário. O Benfica tem uma cláusula de recompra fixada. Há até um contrato assinado que entra em vigor imediatamente se o Benfica acionar a opção”, disse, na altura, o presidente da SAD do Belenenses, Rui Pedro Soares.

O dirigente dos ‘azuis’ lembrou que o assunto foi “falado durante toda a semana” que antecedeu a partida e revelou que a decisão se fundou na opinião que formou há muitos anos no sentido de que “jogadores com este tipo de contratos com outros clubes não deveriam jogar quando os defrontassem”.

Rui Pedro Soares chegou mesmo a invocar a opinião do antigo treinador do Belenenses, Marinho Peres, que ia no mesmo sentido, e revelou que a decisão foi “tomada por toda a estrutura” da SAD.

“Discute-se a questão de não jogarem, mas eu pergunto: e se algum tivesse sido expulso ou falhasse uma grande penalidade?”, questionou Rui Pedro Soares.