O FC Porto venceu, este sábado, o Penafiel por 3-1, em jogo da 17.ª jornada da I Liga, a última da primeira volta, que se disputou no Estádio Municipal 25 de Abril. Os golos portistas foram apontados por Herrera, Jackson e Oliver. Rabiola ainda deu esperança à equipa do Penafiel no início da segunda parte.

Relativamente ao jogo com o Belenenses da última ronda da I Liga, o treinador Julen Lopetegui faz apenas uma alteração no onze inicial. Alex Sandro entrou para a lateral esquerda tomando o lugar de José Angel.

Sob muito frio e chuva, e muita lama no relvado, o FC Porto foi a equipa mais insistente nos primeiros minutos em Penafiel, mesmo depois de a equipa da casa ter dado conta do recado nos primeiros dez minutos iniciais, colocando os azuis e brancos em sentido.

Aos 30 minutos, Jackson fez um grande passe para Casemiro e o médio brasileiro chutou em direção à baliza, onde surgiu Herrera que só teve de encostar, em cima da linha, para o primeiro da noite. Os jogadores e equipa técnica do Penafiel reclamaram com o árbitro por acharem que Casemiro estava ligeiramente adiantado no momento do passe. Minutos depois foi a vez do colombiano marcar, após cruzamento na direita de Óliver Torres.

Os Dragões foram para o intervalo a vencer por 0-2, com justiça no marcador, mas com uma boa réplica por parte da formação penafidelense.

Já no segundo tempo, Rabiola reduziu a desvantagem da sua equipa, aproveitando uma confusão dentro da área e um passe providencial de Rafa. Um golo que veio dar moral à formação orientada por Rui Quinta.

Contudo, doze minutos depois, surgiu o terceiro tento portista por intermédio de Óliver Torres. À semelhança do primeiro golo, o espanhol só teve de empurrar para o fundo das redes, após ressalto dentro da área e assistência de Casemiro.

Com o 1-3 no marcador, O FC Porto jogou o tempo restante confortável na vantagem de dois golos.

Com este triunfo, os Dragões encurtam a distância para seis pontos para o líder Benfica, que joga amanhã contra o Marítimo.