O Sporting venceu esta noite o Rio Ave (4-2), no Estádio de Alvalade, em partida da 17.ª jornada da primeira liga. Os golos foram marcados por Nani (30’), Montero (59’), João Mário (67’) e Tanaka (90’). Del Valle (39’) e Hassan (68’) apontaram os tentos dos visitantes.

Para este jogo, Marco Silva foi forçado a proceder a duas alterações na estrutura inicial da equipa, já que Maurício e Adrien (ambos castigados) cederam os seus lugares a Tobias Figueiredo (estreia no campeonato) e André Martins na defesa e no meio-campo respetivamente. Pedro Martins também fez duas mudanças para esta partida em relação ao último encontro da liga: Del Valle e Wakaso para os lugares de Pedro Moreira e Bressan.

Com ambas as equipas a atravessarem um bom momento - o Rio Ave só havia perdido um dos últimos nove jogos e, com este resultado, o Sporting não perde há oito desafios para o campeonato - esperava-se uma partida bem disputada. Algo que se confirmou. O encontro começou bem disputado com Cédric, numa iniciativa individual, a aquecer as mãos de Cássio com um remate forte ainda fora da área.

Por seu lado, os vila-condenses tiveram mesmo a primeira grande oportunidade, mas Jefferson cortou “in extremis”. Depois de uma boa triangulação no ataque, Hassan apareceu na área e tentou assistir Ukra na zona do guarda-redes. Contudo, foram o “verdes e brancos” a abrir o marcador depois de Nani converter um penálti (30’) sofrido por Montero após ter sido agarrado por Prince.

A decisão de Nuno Almeida, árbitro do encontro, criou muita polémica e, na sequência da jogada, Miguel Ribeiro, diretor do Rio Ave, acaba expulso do banco de suplentes.

O Rio Ave mostrou porque é que já não perdia há duas épocas em casa dos “leões” e igualou a partida nove minutos depois quando, num contra-ataque perfeito, Ukra assistiu Del Valle, que só teve de correr em direção à baliza de Rui Patrício e finalizar. O avançado venezuelano marcou o seu primeiro golo na liga e colocou justiça no resultado.

Na segunda parte, o Sporting começou mais forte com três oportunidades: Mané (entrado ao intervalo) foi o primeiro, Nani também tentou a sorte de longe com Cássio a desviar com os pés e Montero falhou escandalosamente na sequência de um canto. Tantas vezes o cântaro vai à fonte que, aos 59’, o avançado voltou a colocar os pupilos de Marco Silva em vantagem. Centro de Jefferson da esquerda e o colombiano apareceu na área para desviar.

João Mário, numa altura em que a turma de Vila do Conde não “respirava”, fez o terceiro na sequência de um cruzamento de Nani. Mais uma vez e logo na resposta, o Rio Ave reduziu a desvantagem num remate de primeira de Hassan. 3-2 na partida e incerteza no resultado. O conjunto nortenho queria mesmo chegar ao empate e encostou os “leões” ao seu reduto, embora sem resultados práticos.

O quarto foi feito por Tanaka aos 90’, o seu terceiro jogo consecutivo a marcar, após Zeegelaar se ter perdido em fintas junto à bandeirola de canto.

No fecho da primeira volta do campeonato, o Sporting é 3.º classificado, com 36 pontos, a dez do líder Benfica. Já o Rio Ave ocupa o 7.º posto, com 24 pontos.