O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, mostrou hoje abertura para discutir a data de fundação do clube, que hoje comemora 94 anos, mas frisou que, até ao momento, não há provas concretas nesse sentido.

"Não há nada que sustente que é outra data, mas estamos sempre abertos a ver e analisar se, de facto, há dados concretos que possam alterar a data de nascimento do clube. Até ao momento não temos, mas estamos sempre abertos à discussão para que possam surgir provas contrárias", afirmou depois do hastear da bandeira do clube, no Estádio Municipal de Braga, que assinalou o início da comemoração do 94.º aniversário do Sporting de Braga.

Um grupo de sócios do clube minhoto, denominado "Sporting Clube de Braga - 16/09/1914" e do qual fazem parte ex-presidentes e antigos dirigentes, quer alterar a data de fundação oficial do clube.

A génese, oficialmente 19 de janeiro de 1921, não é consensual entre os seus adeptos, desde logo porque existem revistas oficiais do Sporting de Braga comemorativas de alguns dos seus aniversários na década de 30 do século passado e segundo as quais o clube surgiu em 1919, sendo que a data hoje comemorada diz respeito ao registo do clube no Governo Civil de Braga.

Contudo, notícias descobertas há pouco mais de quatro anos no já extinto jornal Echos do Minho sobre um clube com a mesma designação relançaram a discussão.

A primeira data é 16 de setembro de 1914 e dá conta da nomeação dos membros dos órgãos sociais de um "novo Club", o "Sporting Club de Braga", e uma segunda, a oito de outubro do mesmo ano, informa do pedido de demissão do presidente do conselho fiscal do referido clube e da eleição de um novo membro para o mesmo cargo.

António Salvador lembrou ainda todos os que passaram pelo clube e já faleceram e prometeu um Sporting de Braga "eclético, com muita afirmação nacional e a continuar a crescer como tem feito até agora".

O dia de aniversário dos bracarenses passa ainda por uma missa na Capela do Cemitério e por uma romagem às campas dos fundadores do Sporting de Braga, assim como às campas de dois sócios recentemente falecidos.