O Benfica goleou o Marítimo por 4-0 em encontro disputado no Estádio dos Barreiros, relativo à 17ª jornada da Primeira Liga. Os golos encarnados foram apontados por Salvio (18’ e 57’), Ola John (53’) e Lima (64’).

O treinador Leonel Pontes alertou antes do jogo para os bloqueios ofensivos do Benfica, Jorge Jesus respondeu após o jogo dando razão ao seu homólogo pois considerou que os seus jogadores souberam bloquear o Marítimo ao ponto de deixá-lo sem ideias.

A equipa encarnada tem mostrado nos últimos jogos que está a atravessar um bom momento, e este domingo deu mais uma prova de força na Madeira. O jogo até nem começou de feição para a formação de Jorge Jesus com os primeiros minutos a decorrerem de forma equilibrada, e com Gaitán a sair lesionado aos 15’ para dar lugar a Ola John.

Curiosamente foi dos pés do holandês, recém-entrado, que saiu um passe a isolar Salvio e que permitiu ao argentino fazer o primeiro golo da partida aos 18 minutos, perante o guarda-redes José Sá.

O Benfica tinha mais dinâmica, pressionava, e estava dono e senhor do jogo. O Marítimo não conseguia sair desta teia montada pelo adversário, e sinónimo disso mesmo foi o facto de não ter conseguido fazer qualquer remate durante os primeiros 45 minutos e não ter tido mais do que 39% por cento de posse de bola.

A supremacia encarnada ganhou outros números na segunda parte. O início da etapa complementar até nem foi o melhor, e o Marítimo parecia disposto a dar mais luta na partida. Mas esta fase durou poucos minutos. Aos 53 minutos, Talisca lançou Ola John em velocidade e o holandês picou a bola sobre o guarda-redes maritimista fazendo o 2-0.

A partir daí os insulares não mais se encontraram, e o Benfica aproveitou para dar outros contornos ao resultado. Salvio bisou na partida aos 57 minutos, e aos 64 assistiu Lima para o 4-0. Antes deste último lance, Danilo e Edgar Costa assustaram Júlio César, mas nada que abalasse o rumo do encontro. Estava feita a goleada e garantida a vitória num terreno que habitualmente é difícil para o Benfica.

Talisca foi expulso aos 88 minutos por acumulação de amarelos, mas acabou por ser um lance "programado" de modo a que o jogador falhe apenas o próximo jogo da Taça da Liga.

Com este triunfo gordo, a equipa encarnada passa a somar 46 pontos, voltando a colocar o FC Porto a seis de distância terminada que está a primeira volta. Já o Marítimo está no 11.º posto com 20 pontos.