Paulo Sousa, internacional em 51 ocasiões pela seleção portuguesa, não rejeita treinar um clube português, afirmando que já teve algumas propostas de formações nacionais. Adversário do FC Porto nos oitavos-de-final da liga dos Campeões, o técnico deixa muitos elogios ao plantel portista.

“Uma vez mais teremos a possibilidade de defrontar uma grande equipa. Este FC Porto constitui uma mescla de jovens que já deixam um perfume de talento por essa Europa fora, com outros mais experientes, o que lhes permite gerir cada momento de um jogo ou mesmo de uma época”, afirmou em entrevista ao jornal “Record”.

O antigo futebolista de Benfica e Sporting elogiou a estrutura dos “dragões” e destaca a “identidade vincada” que o clube possui.

“Reconheço ao clube uma estrutura e uma coerência em todas as decisões ao nível do mais consistente que existe no futebol mundial. Por isso, o FC Porto tem uma identidade vincada e é essa que vamos defrontar, dentro da especificidade que é esta equipa, sustentada pelas ideias de um treinador novo e por um conjunto de jogadores que, em muitos casos, chegaram esta época ao clube”.

Paulo Sousa elogiou ainda a grande variedade de opções que Lopetegui tem à sua disposição.

“É evidente a existência de mais soluções individuais dentro de uma qualidade já de si altíssima. Há muito mais opções de nível elevado e uma variabilidade tática e técnica muito maior. O plantel está cheio de jogadores de topo que, a qualquer momento, podem decidir um jogo, isto para lá de permitir fazer a rotatividade da equipa. Se todos os elementos estiverem ao seu nível, o FC Porto é um adversário muito complicado, com soluções para todas as dificuldades”.

No entanto, o treinador afirma que a “riqueza tática” e “o entendimento global do jogo” da parte dos seus jogadores deixam-no tranquilo para o encontro com os portistas.

“Para quem já defrontou o Real Madrid, que está num plano estratosférico, e o Liverpool, cujo patamar europeu está acima do nosso, não nos vamos amedrontar. Atingimos um nível competitivo muito interessante, com riqueza tática e entendimento global do jogo, que nos tranquiliza na abordagem a estes jogos com o FC Porto”, concluiu.