O Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) enalteceu o percurso do lisboeta Pedro Proença, que anunciou esta quinta-feira o fim da carreira de árbitro.

"O CA da FPF congratula-se pelo brilhante percurso, nacional e internacional, conseguido pelo árbitro Pedro Proença, que hoje anunciou o final da sua carreira na arbitragem", lê-se no comunicado divulgado no sítio oficial do organismo que rege o futebol nacional na Internet.

O órgão federativo destaca "a presença nas finais do Campeonato da Europa de 2012, da Liga dos Campeões de 2012, do Campeonato da Europa de sub-19 de 2004, na fase final do Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, e no Campeonato do Mundo de Clubes de 2014, em Marrocos".

"Pedro Proença elevou a arbitragem portuguesa aos mais altos patamares internacionais. Por tudo isto, o Conselho de Arbitragem deseja as maiores felicidades pessoais e profissionais a Pedro Proença", concluiu o CA.

Proença, de 44 anos, anunciou o fim da sua carreira de 16 anos, em conferência de imprensa na sede da FPF, depois de ter arbitrado pela última vez a 20 de dezembro, no jogo de atribuição do terceiro lugar do Mundial de clubes, em Marrocos.

Pedro Proença, de 44 anos, fez 168 jogos na I Liga portuguesa e mais de 370 em todas as competições nacionais e internacionais, tendo arbitrado duas finais da Taça de Portugal, duas da Taça da Liga e três vezes a Supertaça.

Internacional desde 2003, Proença esteve em mais de 50 jogos das competições europeias, incluindo fases preliminares, com realce para a presença na final de Liga dos Campeões de 2012, entre Bayern de Munique e Chelsea.

A nível de seleções, depois da final do Europeu de sub-19 de 2004, Proença atingiu o ponto mais alto com a presença na final do Euro2012 (Espanha-Itália), tendo estado também no Mundial2014, no Brasil, onde atingiu os oitavos de final.