O treinador do Vitória de Guimarães, Rui Vitória, desvalorizou hoje a última posição do Gil Vicente, adversário de sábado na 19.ª jornada da I Liga de futebol, e defendeu a continuidade do presidente Júlio Mendes.

O Vitória de Guimarães vai a eleições dentro de um mês e meio, com as candidaturas a terem de ser entregues dentro de duas semanas, sendo que Júlio Mendes ainda não tornou pública a decisão de se recandidatar.

"É uma questão que me ultrapassa, no entanto, tendo em conta que temos feito esta caminhada juntos e ela tem sido muito positiva, penso que a continuidade [de Júlio Mendes] era positiva, mas não quero estar a pôr pressão", disse.

Sobre o Gil Vicente, Rui Vitória diz que "a pior coisa que se pode fazer é olhar somente para a classificação”, garantindo que gosta “de olhar para as equipas independentemente disso, para as suas virtudes e defeitos”. “Quem está mais abaixo na classificação não deixa de ter jogadores de qualidade, a sua vontade e ambição", notou.

Rui Vitória lembrou que o Gil Vicente "tem jogadores experientes, que já viveram esta situação noutros clubes", que "precisa de pontos e vai agarrar-se a este jogo com muita vontade", esperando, por isso, "as dificuldades de quem está na luta pela sobrevivência" e de quem "vai buscar forças onde menos se imagina".

Contudo, frisou que o Vitória, "independentemente do adversário, tem uma vontade muito grande de ganhar". "Queremos muito que o jogo chegue, vamos jogar em casa, com o apoio do ‘inferno branco', e estão reunidos todos os condimentos para termos um bom jogo e fazer tudo para ganhar", disse.

Se somarem três pontos, os vimaranenses passam à condição para o terceiro lugar, porque o Sporting só joga no domingo, e não permitem a aproximação do quinto, o rival de Braga.

"Olhamos sempre para a possibilidade de subir na tabela e somar pontos. Queremos ganhar para passarmos para o terceiro lugar", disse. Fazer uma segunda volta tão boa como a primeira "é um desafio", mas o técnico recusa perspetivar "um grupo de jogos tão elevado", notando ser possível que haja oscilações de rendimento por causa da muita juventude existente no plantel.

"Um jovem jogador não tem ainda a maturidade para entender o fenómeno todo à sua volta, é natural e frequente que tenham patamares de rendimento elevado e depois ligeiros, ou não tão ligeiros assim, abaixamentos de forma, porque passam do quase anonimato para o inverso", avaliou.

O papel do treinador é ter uma "dose de tolerância" e perceber que o caminho para melhorar o rendimento é antecipar essas situações, o que tem sido conseguido, considerou.

Vitória de Guimarães, quarto classificado, com 34 pontos, e Gil Vicente, 18.º e último, com nove, defrontam-se no sábado, às 20h15, no estádio D. Afonso Henriques, em jogo que será arbitrado por Jorge Ferreira, de Braga.