O Sporting manifestou hoje “profundo pesar” pela morte do advogado e antigo Conselheiro de Estado Miguel Galvão Teles, que presidiu a Mesa da Assembleia-Geral do clube.

"É com profundo pesar que informamos que faleceu hoje, sexta-feira, o nosso associado Miguel Galvão Teles. Ex-dirigente do nosso clube, Miguel Galvão Teles foi presidente da Mesa da AG do Sporting Clube de Portugal, durante dez anos, sendo posteriormente membro do Conselho Leonino", lê-se no comunicado divulgado no sítio oficial dos ‘leões’ na Internet.

O Sporting anunciou também que o corpo de Miguel Galvão Teles vai estar, a partir das 18:30 de hoje, na Basílica da Estrela, em Lisboa, onde vai ser realizada a missa de corpo presente, no sábado, às 17:30, seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério do Alto de São João.

Miguel Galvão Teles, que morreu hoje, aos 75 anos, era coordenador do departamento do direito público e direito internacional de uma sociedade de advogados e membro do Tribunal Internacional Permanente de Arbitragem de Haia.

No Sporting, presidiu à AG, durante as lideranças de Pedro Santana Lopes, José Roquette, Dias da Cunha e Filipe Soares Franco.

Galvão Teles foi ainda docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, encarregado de Direito Constitucional, até 1978, e membro do Conselho de Estado, entre 1982 e 1986, durante a presidência de Ramalho Eanes, e presidente da Comissão Instaladora do Tribunal Arbitral do Desporto, tendo ainda recebido o prémio Stromp para sócios em 1996.

Nascido no Porto, o advogado recebeu os Prémios Gulbenkian de Ciências Político-Económicas (1959) e de Ciências Histórico-Jurídicas (1961), tendo ainda sido galardoado com um prémio internacional de advocacia, o primeiro a ser atribuído a um português pela Chambers and Partners.