O antigo guarda-redes do FC Porto mostrou-se muito admirado com a intensidade com que Helton regressou à alta competição no jogo contra o SC Braga depois uma longa paragem devido a lesão.

Em declarações ao diário A Bola, Vítor Baía afirmou que a capacidade de recuperação do guarda-redes brasileiro do FC Porto é incrível e que a equipa de Lopetegui só tem a ganhar com a qualidade na disputa por um lugar.

"Fico feliz por ver que o Helton está totalmente recuperado e sinto-o como se nada se tivesse passado. As qualidades mantêm-se iguais às que tinha antes de se lesionar em Alvalade", afirmou Vítor Baía.

"É uma sensação indescritível, é como viver praticamente de novo. Ele prova estar recuperado a cem por cento e quem ganha com isso é o FC Porto. Vivi algo parecido e posso adivinhar o que está a sentir neste momento. Uma alegria imensa e um consolo interior que eche a alma", recordou Vítor Baía sobre a longa paragem que teve na altura em que era jogador do FC Porto.

"Há dois vetores: primeiro o passado do Helton e todo o seu historial; por outro lado, reconhecer o mério do Fabiano, que aproveitou dsa melhor forma a oportunidade que lhe foi concedida. Abençoado o treinador que tem tanta qualidade na baliza. Helton está agora ao nível dos restantes companheiros e a palavra final caberá a Lopetegui. Tudo se resume a uma opção técnica", sentenciou Helton sobre as opções de Lopetegui para a baliza.