O FC Porto procura hoje aproximar-se da liderança da I Liga de futebol e pressionar o Benfica, que só joga na segunda-feira, se vencer o Marítimo na deslocação à Madeira.

Lopetegui convocou 19 jogadores para o embate com o Marítimo, mas há uma curiosidade em relação aos goleadores da formação azul-e-branca: nenhum dos futebolistas convocados pelo técnico espanhol marcou golos para o campeonato no Estádio dos Barreiros.

Nem Ricardo Quaresma nem Jackson Martínez marcaram qualquer golo no Estádio dos Barreiros ao serviço do FC Porto para o campeonato nacional. Do plantel portista, apenas Ricardo Pereira marcou ao Marítimo nos Barreiros, mas foi para a Taça de Portugal e quando ainda jogava no Vitória de Guimarães.

De resto, apenas Evandro marcou ao Marítimo para o campeonato nacional no Estádio dos Barreiros, e ao serviço do Estoril-Praia, mas hoje também não poderá jogar devido a castigo.

O último triunfo do FC Porto no Estádio dos Barreiros para o campeonato aconteceu em abril de 2012 com Hulk a apontar os dois golos da vitória, e ambos de grande penalidade.

Com uma vitória diante do 11.º classificado da I Liga, o FC Porto, que soma 40 pontos, reforçaria o estatuto de vice-líder, numa corrida pelo título que parece cada vez mais restringida aos ‘três grandes’.