O Marítimo surpreendeu este domingo o FC Porto, em partida da 18ª jornada da Primeira Liga, triunfando por 1-0, com um grande golo de Bruno Gallo. Os "dragões" não conseguiram evitar a vitória dos madeirenses, que jogaram o último quarto de hora com uma unidade a menos.

Julen Lopetegui deixou Cristian Tello no banco de suplentes, apostando em Quaresma e Quintero para as alas, e o colombiano ameaçou aos 25 minutos, com um remate colocado a passar perto da baliza de Salin. Logo de seguida, Quaresma arrancou pela esquerda e rematou para defesa do francês.

O Marítimo chegaria ao golo pouco depois, e logo em grande estilo: João Diogo cruzou na direita, a bola sobrou para Bruno Gallo e o médio fez um fantástico remate de primeira para o fundo das redes de Fabiano. Belíssimo momento no Funchal.

Antes do intervalo, Quaresma ainda tentou com um remate de trivela na sequência de uma boa arrancada pela direita, mas Salin defendeu bem. Os "dragões" controlavam a posse de bola mas iam para o intervalo em desvantagem.

No segundo tempo houve mais do mesmo: o FC Porto controlava mas faltava sempre algo mais para furar a defesa madeirense. Aos 54', Ricardo Quaresma queixou-se de um toque de Raul Silva na grande área do Marítimo, mas João Capela nada assinalou.

O FC Porto tentava tudo para chegar ao empate, mas o guarda-redes Salin foi um grande opositor. O guardião francês negou o golo aos "dragões" aos 55 minutos, com uma dupla defesa a remates de Casemiro e Indi. Aos 63', Cristian Tello recebeu do lado esquerdo e atirou ao poste da baliza do Marítimo. Na recarga, Quaresma atirou para uma grande defesa de Salin.

Já com Gonçalo Paciência (que se estreou na Primeira Liga) e Rúben Neves em campo, os "dragões" viram o Marítimo ficar reduzido a 10 unidades por expulsão de Raul Silva. O novo reforço do Marítimo fez falta sobre Gonçalo e viu o segundo cartão amarelo.

Mesmo com uma estratégia muito ofensiva e a jogar contra dez, o FC Porto não conseguiu evitar o desaire e acabou derrotado nos Barreiros. Se o Benfica vencer na segunda-feira, na Mata Real, aumenta para nove pontos a vantagem sobre os dragões.

Veja todos os lances do jogo.