Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores, revelou esta segunda-feira que as transferências de futebolistas para Portugal estão a ser alvo de uma investigação profunda. Em causa estão "o tráfico e o abuso de jovens jogadores", com um olhar especial sobre aqueles que são provenientes de países africanos e sul-americanos.

Segundo Evangelista relata, há atletas que são abandonados tanto pelo clube para o qual vieram como pelos empresários que os trouxeram para solo português.

"Há uma grande investigação no futebol português sobre esta matéria, em que os empresários trazem os jovens, colocam sete ou oito numa casa, a treinar-se num clube… Aqueles que têm sucesso permitem ganhar dinheiro, ganha o jogador e o empresário. Quando não têm sucesso, os jogadores são abandonados, têm de ir trabalhar para as obras ou regressar ao seu país", afirmou em conferência de imprensa.

Esta investigação surge na sequência de uma denúncia feita por Caio Silva Aviles, futebolista que acusou a Naval 1.º de Maio e o seu empresário, Sérgio Neves, de o terem abandonado após um período de experiência no clube da Figueira da Foz.

Esta denúncia ganha maior amplitude quando têm vindo a público notícias que revelam investigações de transferências de menores em clubes como o Barcelona (já castigado) e os rivais da capital Real e Atlético de Madrid.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.