O árbitro portuense Jorge Sousa vai dirigir no domingo pela quarta vez o dérbi lisboeta entre os rivais Sporting e Benfica, que apresenta um saldo ligeiramente favorável aos "encarnados", que venceram dois jogos e perderam um.

O embate da 12.ª jornada do campeonato de 2006/07 foi o primeiro que Jorge Sousa arbitrou entre as duas equipas, com vantagem para o Benfica, que se impôs por 2-0 no Estádio José Alvalade, palco do encontro do próximo fim de semana.

Na temporada seguinte, o juiz portuense voltou a dirigir o dérbi lisboeta, referente às meias-finais da Taça de Portugal, que o Sporting venceu por 5-3, mas o mais recente embate, para as meias-finais da Taça da Liga de 2010/2011, voltou a traduzir-se num triunfo benfiquista, por 2-1.

Esta época, Jorge Sousa arbitrou apenas uma vez as "águias", no Estádio do Dragão, frente ao FC Porto, num jogo da 13.ª jornada que o Benfica ganhou por 2-0 e que lhe permitiu distanciar-se na liderança na prova.

O Sporting já foi arbitrado por duas vezes pelo árbitro portuense: vitória por 3-1 no Estádio do FC Porto, em encontro referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal, e no recinto do Boavista, na 12.ª jornada da I Liga, onde se impôs pelo mesmo resultado.

Jorge Sousa dirigiu mais vezes – quatro - o ‘clássico’ entre Benfica e FC Porto, que regista um saldo de uma vitória para cada lado e dois empates, e apenas dois embates entre os "dragões" e os "leões", que terminaram com um triunfo portista e uma igualdade.

O dérbi lisboeta entre o Benfica, líder do campeonato, com 49 pontos, e o Sporting, terceiro, com menos sete, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para domingo, com início às 20:00 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa.