Nos últimos cinco anos Jorge Jesus empatou duas vezes com o Sporting e foi campeão nas duas épocas em questão.

Jorge Jesus chegou em 2009/10 ao Benfica, prometeu que a sua equipa jogaria o dobro do que havia conseguido na época transata e acabou por vencer o título no seu ano de estreia. Mas essa superioridade não se viu no “dérbi eterno”, à 11.ª jornada, que acabou com um empate (0-0) insípido e sem golos.

O Sporting de Carlos Carvalhal vinha de cinco partidas sem vencer na principal prova interna e atirava a pressão para o lado do visitante, que havia sido eliminado da Taça de Portugal no encontro anterior, frente ao V. Guimarães. O confronto foi amorfo e sem grandes oportunidades de golo, espelhando claramente a tristeza do resultado.

Das equipas de então, apenas Maxi Pereira e Rúben Amorim ainda permanecem no Benfica (Luisão não jogou), enquanto a formação de Alvalade só mantém Rui Patrício e Adrien Silva desde essa época até ao presente.

Num ano onde um surpreendente SC Braga andou no topo da tabela durante dois terços da liga, só à 20.ª jornada é que os “encarnados” passaram para a liderança da prova e acabaram por vencer o 32.º campeonato da sua história, algo que fugia à equipa desde 2004/05.

Resumindo e concluindo, sempre que o Benfica ganhou ou perdeu no Estádio de Alvalade nos últimos cinco anos não conseguiu atingir o título de campeão nacional. Pelo contrário, nas épocas 2009/10 e 13/14, verificaram-se duas igualdades entre os dois rivais e os “encarnados” levantaram o cetro no final dessas duas temporadas.

Recorde aqui os melhores lances do dérbi de 2009/10.