A Polícia de Segurança Pública (PSP) prevê que o jogo de futebol Sporting-Benfica, agendado para domingo, seja o dérbi com mais assistência desde a inauguração do novo estádio José Alvalade, há 11 anos.

“É um jogo de risco elevado, à partida terá aproximadamente 47.000 adeptos, significa isso que é o jogo Sporting-Benfica com mais assistência nos últimos 11 anos, ou seja desde a inauguração do novo estádio José Alvalade”, afirmou o subintendente Pedro Pinho, em conferência de imprensa.

Como habitualmente, a PSP não indicou o número de agentes envolvidos na operação policial, garantindo apenas que será destacado “o efetivo considerado necessário”.

O responsável policial lembrou que o encontro, referente à 20.ª jornada da I Liga de futebol, não será o único dérbi do fim de semana, uma vez que os dois clubes lisboetas vão defrontar-se sábado, no pavilhão da Luz, para a liga de futsal.

Pedro Pinho referiu que o Sporting cedeu ao Benfica 2.700 bilhetes e garantiu que a PSP vai acompanhar os adeptos ‘encarnados’ até Alvalade, esperando que estes possam chegar “pouco antes da abertura das portas”, prevista para as 18h00”.

Na conferência de imprensa, realizada no Comando Metropolitano da PSP de Lisboa (Cometlis), em Moscavide, Pedro Pinho referiu que a operação policial é bastante semelhante a anteriores, admitindo que “poderá ser feito um ligeiro acerto em relação ao trajeto final do autocarro do Sporting”.

Pedro Pinho disse ainda que no encontro de domingo vai ser atingido o número de 1,1 milhões de adeptos nos dois estádios desde o início da temporada.

De acordo com o subintendente, nos 34 jogos disputados desde o início da época – contabilizando a Eusébio Cup e o Troféu Cinco Violinos – passaram “mais de 500.000 adeptos no estádio José Alvalade e mais de 580.000 no estádio da Luz”.

O dérbi lisboeta entre o Benfica, líder do campeonato, com 49 pontos, e o Sporting, terceiro, com menos sete, da 20.ª jornada da I Liga, está marcado para domingo, com início às 20h00 horas, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem de Jorge Sousa (Porto).