No último dia do mês de agosto, Benfica e Sporting reencontravam-se no Estádio da Luz para dar início à “época dos jogos entre os grandes”. Esse capítulo à parte na cronologia dos campeonatos arrancava com o dérbi lisboeta logo à 3ª jornada, numa calorosa tarde de verão. Ao contrário do tempo, este não foi um jogo “quente” como tantos outros na longa história escrita por Benfica e Sporting, terminando com um empate a um golo.

Todavia, tal não significa que não tenha sido um jogo com situações dignas de recordação, como a bela jogada do golo do Benfica ou a incrível ‘fífia’ de Artur que dá origem ao tento do Sporting. A marcha dos golos acabou logo aos 20 minutos da partida, seguindo-se depois um longo caminho sem vencedores ou vencidos.

Foi um clássico especialmente equilibrado e não só pelo resultado final. De facto, registou-se um empate nos cartões amarelos e ficou-se muito perto disso nas faltas (16 do Benfica contra 17 do Sporting), cantos (9-11) e posse de bola (49%-51%). Só no capítulo dos remates é que os encarnados ‘cavaram uma diferença’ maior, com 17 tentativas face às 11 dos leões.

Vendo o jogo da perspetiva do banco de suplentes, este dérbi teve a particularidade de assinalar a estreia de Marco Silva, enquanto Jorge Jesus já era um veterano nestas andanças ao fim de cinco épocas seguidas na Luz. Saiu-se bem o estreante treinador leonino, já que teve o mérito de conseguir “matar um borrego” negativo para a equipa de Alvalade. É que antes deste dérbi contabilizavam-se já seis épocas consecutivas a perder na Luz.

E se num dérbi é frequente haver duas visões distintas do mesmo jogo, desta feita até houve uma invulgar sintonia na análise dos dois treinadores. Afinal, o empate era mesmo o resultado mais adequado. “O Sporting esteve melhor do que o Benfica até à igualdade. Na segunda parte o Sporting pareceu mais satisfeito com a igualdade, nós à procura de ganhar. Foi um excelente jogo, duas grandes equipas, ritmo alto. O resultado não satisfaz o Benfica, estamos habituados a ganhar ao Sporting, mas foi o resultado que o jogo ditou”, afirmou Jesus. Marco Silva afinou pelo mesmo diapasão: “Parece-me um resultado justo. Com as oportunidades que as duas equipas tiveram, parece-me um resultado justo.”

O próximo episódio desta história entre Sporting e Benfica decorre no domingo, às 20h00, no Estádio José Alvalade.