Manda a tradição que num dérbi entre Sporting e Benfica não haja favoritos. E há outras lógicas misteriosas que se tornam populares, como a ideia de a equipa que está pior no momento acabar por vencer o eterno duelo lisboeta. Porém, no que toca a estreias para o jogo deste domingo (20h00) há um claro “favorito à vitória”: o Sporting.

Num exercício de futurologia lógica, se tal existe, o Sporting deve alinhar perante o Benfica com Rui Patrício, Cédric, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo, William Carvalho, Adrien, João Mário, Nani, Carrillo e Montero. Caso não haja mudanças neste onze, sobressaem três nomes que vão provar pela primeira vez o sabor único de um dérbi: os centrais Paulo Oliveira (23 anos) e Tobias Figueiredo (21) e o médio João Mário (22).

Quanto ao Benfica, a experiente equipa de Jorge Jesus deve ir a jogo com Artur, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Eliseu, Samaris, Talisca, Salvio, Gaitán, Lima e Jonas. Neste lote apenas nunca jogaram um dérbi o grego Samaris (25 anos) e o brasileiro Jonas (30). Ainda assim, tanto um como o outro são mais velhos e experientes do que os jovens leões ainda por estrear.

Por outro lado, mesmo uma eventual ausência de Gaitán, face aos seus problemas físicos nas últimas semanas, não será colmatada por um estreante, na medida em que o seu provável substituto Ola John já sabe o que é defrontar o Sporting. Assim sendo, os leões vencem este duelo particular por 3-2.

Naturalmente, em sentido inverso, é o Benfica quem triunfa no capítulo da experiência acumulada em dérbis. Com efeito, a fazer fé nestas equipas prováveis, os encarnados contabilizam já 75 dérbis contra apenas 46 dos leões. Aliás, bastam três jogadores para superar o Sporting, pois Luisão (22 jogos), Maxi Pereira (17) e Gaitán (10) registam já um total de 49 partidas contra o clube de Alvalade. Entre os leões, o mais “calejado” nestes jogos é, indubitavelmente, Rui Patrício, com 17 dérbis, deixando a larga distância o resto dos colegas.

Contas à parte, o Sporting-Benfica, da 20ª jornada da Liga, joga-se este domingo, às 20h00, no Estádio José Alvalade.