A Associação de Adeptos Benfiquistas recorreu esta terça-feira às redes sociais para criticar a atitude de alguns adeptos benfiquistas nos dérbis do fim-de-semana em futebol e futsal.

Na mensagem publicada no Facebook, a AABE diz "repudiar a atitude de alguns adeptos do Sport Lisboa e Benfica", embora critique ainda a reação do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho.

Confira o comunicado:

"RIVALIDADE, SIM; DESRESPEITO, NUNCA.

O último fim-de-semana foi marcado por 2 dérbis - o primeiro, Sábado, de Futsal no Pavilhão nº1 do Estádio do Sport Lisboa e Benfica; o segundo, Domingo, para o Campeonato Nacional de Futebol, no Estádio Alvalade XXI.

A AABE repudia a atitude de alguns adeptos do Sport Lisboa e Benfica; a apresentação de uma faixa que, por respeito à família do malogrado adepto sportinguista Rui Mendes, nos vamos dispensar de mencionar ou o arremesso de material pirotécnico na partida de Domingo não são condizentes com as mais elementares regras de fair-play. Somos rivais, não inimigos - quem não entende estas regras está muito provavelmente a mais no espectáculo desportivo. Não existem justificações para o ocorrido, nenhuma provocação de outro adversário merece ter como resposta atitudes similares ou piores.

Exige-se uma atitude firme, no respeito dos valores seculares do Sport Lisboa e Benfica - que os seus responsáveis dentro do que é possível identifiquem os adeptos que estiveram envolvidos nestes episódios, agindo de seguida em conformidade.

Por fim, ao Presidente do Sporting Clube de Portugal, apelamos a que se preocupe mais com os associados e adeptos do seu clube - que, neste jogo, expuseram duas tarjas absolutamente inadmissíveis, com referências a Eusébio e ao adepto benfiquista «Gullit» - e menos com os do Sport Lisboa e Benfica. A forma como utilizou a sua natural exposição pública para incendiar o antes, o durante e o pós-jogo não foi nem é digna de um dirigente de um grande clube de futebol.

Apelamos a que, em vez de criar polémica, aproveite as suas responsabilidades como dirigente máximo de um dos maiores clubes nacionais para averiguar o porquê de no jogo no passado Domingo não ter sido possível ter a constituição da equipa do Sport Lisboa e Benfica antes do início da partida, e das insistentes referências por parte do «speaker» do Estádio Alvalade XXI ao Sport Lisboa e Benfica como equipa «visitante» e não como Sport Lisboa e Benfica, como as mais básicas regras do respeito e fair-play o exigem.

O Futebol é festa, não é guerra - saibamos todos engrandecer o Desporto.

Vivó Benfica!