O FC Porto venceu, esta sexta-feira, o Vitória de Guimarães por 1-0, em jogo de abertura da 21.ª jornada da I Liga, disputado no Estádio do Dragão. Brahimi marcou o único golo da partida, colocando o FC Porto, à condição, a um ponto do primeiro lugar.

Quanto à equipa titular portista, Yacine Brahimi foi titular, juntando-se a Quaresma e Jackson no ataque. O centro da defesa foi composto por Maicon e Marcano, ficando Martins Indi no banco, e Evandro foi para a bancada.

Pouco antes do apito inicial, Jackson Martínez recebeu no relvado o prémio de melhor jogador do mês de janeiro. O internacional colombiano é, até à data, o melhor marcador do campeonato português com 16 golos em 20 jornadas e, recentemente, foi o autor do golo número 5 mil dos Dragões em jogos da principal competição em Portugal.

O jogo começou com um FC Porto muito insistente, nomeadamente Jackson Martínez, que contou com quatro excelentes oportunidades para marcar.

Mas o colombiano deixou essa tarefa para Yacine Brahimi. Aos 31 minutos, Oliver assistiu o argelino na área e este rematou cruzado e colocado, fora do alcance de Assis, inaugurando o marcador, sendo este o único tento da primeira parte.

A pressão constante do FC Porto asfixiou o Vitória de Guimarães, que quase não se viu nos primeiros 45 minutos.

O segundo tempo começou com um Vitória de Guimarães mais atrevido, perante um FC Porto que teve dificuldades em fazer passar a bola entre os jogadores.

Perante este cenário, Julen Lopetegui procedeu a duas substituições ao mesmo tempo. Tello e Rúben Neves entraram para ocupar os lugares de Brahimi e Herrera respetivamente.

Aos 69 minutos originou-se o lance mais polémico da partida. Ao tentar jogar a bola, Cafú fez uma entrada dura sobre Casemiro e derrubou o brasileiro. O árbitro Nuno Almeida mostrou o cartão amarelo ao jogador do Vitória, originando muitos protestos no banco dos azuis e brancos, acabando na expulsão do técnico adjunto Rui Barros.

Aos 86 minutos, o ex-vitoriano Hernâni entrou em campo, para o lugar de Quaresma. O avançado português transferiu-se neste último mercado de transferências de Guimarães para o Dragão.

Até ao apito final não houve mais golos e o FC Porto somou mais três pontos, colocando-se provisoriamente a um ponto do líder Benfica, que joga no domingo, recebendo o Vitória de Setúbal.