Os treinadores costumam dizer que o melhor ataque é a defesa. No caso do Benfica, esta expressão assenta que nem uma luva, já que nenhuma equipa dos principais campeonatos europeus tem uma defesa a marcar mais golos que a do Benfica.

Os jogadores do sector recuado dos "encarnados" marcaram 21,5 por cento dos golos da equipa. A defesa do Benfica já leva 11 golos apontados esta temporada na Liga e só o Wolfsburgo iguala a marca dos "encarnados". O adversário do Sporting na Liga Europa também apontou 11 golos em 22 jogos mas com um jogador em particular destaque: Naldo marcou seis dos 11 golos apontados pelos defensores dos "lobos".

Maxi Pereira, Eliseu e Jardel têm três golos cada, Luisão tem dois, o que perfaz 11 dos 51 golos apontados na Liga. Mas o quarteto defensivo parece mais apostado em marcar na Liga já que não fez qualquer golo nas outras competições. Resta apenas a final da Taça da Liga para os defesas mostrarem o que tem feito no campeonato.

Se tivermos em conta apenas os líderes dos principais campeonatos europeus, que mais se aproxima é o Chelsea, com oito golos marcados pela defesa, seguido da Juventus com sete e Real Madrid com cinco. A nível interno, só o FC Porto faz "sombra" ao Benfica. A defesa dos "dragões" apontou seis golos nesta edição da Primeira Liga: Danilo (3), Martins Indi (2) e Alex Sandro (1).