Num comunicado publicado no seu site oficial, o Sporting referiu que condena o vídeo que circula na internet em que adeptos, alegadamente do Sporting, ridicularizam as mortes de Eusébio e Fehér, e ainda incentivam a morte dos benfiquistas.

Leia o comunicado na íntegra:

“O Sporting Clube de Portugal tomou ontem conhecimento de vídeos que circulam na internet de incitamento à violência em contexto desportivo, cujo conteúdo e mensagens condena de forma veemente.

De imediato a Direcção instruiu o Departamento Jurídico para fazer uma exposição ao Ministério Público e denunciar os referidos vídeos ao YouTube, para que os mesmos fossem retirados o mais rapidamente possível. Ao dia de hoje, os mesmos já foram retirados dessa plataforma.

De seguida, o Sporting fez uma averiguação interna junto dos seus Grupos Organizados de Adeptos, estando em condições de garantir que os nossos GOA não estiveram, sob qualquer forma, associados à criação dos referidos vídeos.

Hoje, tendo conhecimento que os referidos vídeos se encontram também alojados no SAPO já foi feita, perante o mesmo, a sua denúncia.

Inicialmente, o Sporting optou por não emitir qualquer comunicado sobre este assunto, de forma a evitar dar palco a energúmenos, que não sabemos quem são, a que clubes pertencem e quais as suas verdadeiras intenções. Fazemo-lo agora, pelo facto de o assunto ter surgido na comunicação social e de o nome do Sporting estar a ser envolvido.

O Sporting não pode deixar de manifestar a sua estranheza por estes vídeos terem sido divulgados em blogues, sites e redes sociais ligados a outros clubes, que não ao Sporting ou a Sportinguistas.

Apesar da estranheza, o Sporting, como sempre, reitera a sua veemente condenação da violência e do incitamento à violência no desporto, particularmente no futebol, tendo desenvolvido, nos últimos dois anos, um profundo e consequente trabalho de pedagogia, acompanhamento e controlo efectivo dos seus Grupos Organizados de Adeptos e apresentado várias propostas para a melhoria da legislação referente a estas temáticas”.

Perceba o que despoletou toda esta situação.