Julen Lopetegui e Marco Silva, os dois treinadores que estarão frente a frente no clássico de domingo, são dois técnicos com trajetos nitidamente distintos.

O caminho do antigo guarda-redes basco, de 48 anos, começou em 2003, ano em que chegou ao Rayo Vallecano. Alguns anos mais tarde passaria pela segunda equipa do Real Madrid, antes de se assumir como líder de referência nas seleções jovens espanholas. O sucesso levou-o ao comando técnico do FC Porto, numa nomeação que os adeptos portistas estranharam…e depois entranharam. Habitual apostador em técnicos jovens portugueses, Pinto da Costa apresentou a 6 de maio de 2014 um treinador espanhol com um trajeto de sucesso, mas com pouca reputação do lado de cá da fronteira.

A contratação surpreendeu, mas depois de um ano em que muito pouco havia corrido bem, uma boa parte dos adeptos aceitou o risco, principalmente depois do reforço do plantel com nomes mais consagrados do que o habitual. A aposta em atletas como Cristian Tello, Casemiro ou Martins Indi convenceu grande parte dos adeptos portistas, principalmente depois da facilidade com que os "dragões" derrubaram o Lille no caminho para os milhões da "Champions".

Marco Silva, por outro lado, tem menos 11 anos de idade do que o adversário e muito menos experiência enquanto treinador. Antes de chegar a Alvalade, o lisboeta só comandou, embora com nítido sucesso, o Estoril-Praia. Antes disso teve uma longa carreira como atleta, ocupando a posição de lateral-direito e passando por clubes como o Belenenses, o Rio Ave e o Estoril.

A saída de Leonardo Jardim para o Mónaco implicou a busca de um substituto e Marco Silva, um técnico jovem e promissor, chegou a Alvalade com pergaminhos curtos mas destacáveis. Este novo Sporting, encabeçado pelo regressado Nani, tardou a demonstrar as suas qualidades, mas partidas como a vitória diante do FC Porto (3-1, para a Taça de Portugal) e do Schalke 04 (4-2, para a Liga dos Campeões) lançaram Marco Silva para a graça dos adeptos, ao ponto de este ser amplamente defendido aquando dos conflitos com Bruno de Carvalho, presidente do clube.

Mais em busca de confirmação do que de afirmação, os dois treinadores encontram-se no domingo, no Estádio do Dragão, numa partida que terá acompanhamento ao minuto no SAPO Desporto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.