O FC Porto venceu, este domingo, o clássico com o Sporting por 3-0, em jogo referente à 23.ª jornada do campeonato português, que se disputou no Estádio do Dragão. O espanhol Tello fez hat-trick (31’, 58’ e 82’) e deu uma importante vitória aos azuis e brancos, que continuam na perseguição ao líder Benfica.

Quanto às equipas iniciais, do lado portista, Julen Lopetegui apostou em Evandro, juntando-se o brasileiro a Herrera e Casemiro no meio-campo e ficando Rúben Neves no banco. Brahimi, Tello e Jackson foram titulares no ataque portista, confirmando-se também a titularidade de Danilo no lado direito da defesa. Ricardo Pereira foi para a bancada.

Já Marco Silva apostou em Montero para o ataque, em detrimento de Islam Slimani. O colombiano esteve apoiado por Nani e Carrillo, com William, Adrien e João Mário na zona central do terreno.

O FC Porto assumiu a posse de bola no arranque da partida, mas de seguida o Sporting tentou marcar posição com arranques pelas laterais. Jackson Martínez deixou um primeiro aviso, com um remate à entrada da grande área logo depois da passagem do primeiro quarto de hora. A bola passou pouco ao lado da baliza leonina.

Aos 31 minutos, o FC Porto inaugurou o marcador. Cristian Tello apareceu isolado na cara de Rui Patrício, depois de um passe sublime de calcanhar de Jackson Martínez, e o espanhol não desperdiçou a oportunidade, fazendo levantar os adeptos portistas no Dragão.

Ao intervalo, os Dragões venciam por 1-0, com justiça no marcador, apesar de vários lances falhados no meio-campo, aqui também com mérito para o Sporting, que soube fechar bem os espaços.

No segundo tempo, o FC Porto entrou mais forte do que no primeiro, obrigando os Leões a aplicarem-se mais, algo que não aconteceu...

Já com Ricardo Quaresma em campo, depois da saída de Brahimi, os Dragões chegaram ao 2-0, novamente com o carimbo da frieza de Tello. Aos 58 minutos, Jackson voltou a servir o espanhol - Cédric coloca Tello em jogo - e este ficou isolado para a finalização, batendo Rui Patrício.

A faltarem poucos minutos para o final da partida, Cristian Tello completou o hat-trick. Aos 82 minutos, Herrera aproveitou as fragilidades defensivas do Sporting e serviu Tello, que bateu Rui Patrício pela terceira vez num duelo frente a frente.

Com este triunfo, os Dragões voltam a reduzir para quatro pontos a distância para o Benfica, que segue no primeiro lugar. Já o Sporting, a 12 pontos do primeiro lugar, vê os seus objetivos ficarem cada vez mais complicados.