O camião do Dragão, conduzido por Jackson Martínez e Cristian Tello, atropelou sem dó nem piedade o Leão no clássico da 23.ª jornada do campeonato português, disputado no Estádio do Dragão.

O FC Porto de Julen Lopetegui conseguiu um triunfo fácil, quase oferecido pelo Sporting, que o coloca novamente a quatro pontos do primeiro lugar, ocupado pelo Benfica. Já o Sporting está longe, bem longe, a 12 pontos do líder que mora do outro lado da segunda circular.

A noite, que deu o pontapé de saída a uma nova corrida a dois pelo título de campeão – entre FC Porto e Benfica – foi magistralmente bem conduzida pelos maestros Jackson Martínez e Cristian Tello. É verdade que o que vale são os golos – e foram três do espanhol – mas a magia veio dos pés do colombiano.

Depois de começar o jogo algo nervoso, com muitos passes falhados, que levou à inquietação dos adeptos portistas nas bancadas, Jackson Martínez conseguiu desencantar um passe de calcanhar que deixou isolado Cristiano Tello. No frente a frente com Rui Patrício, o jogador emprestado pelo Barcelona teve a frieza de pensar (bem) e inaugurar o marcador. O FC Porto adiantou-se no marcador. Tello 1-0 Rui Patrício.

Tello, que foi novidade no onze do FC Porto, assim como o médio brasileiro Evandro, começava aqui uma noite inesquecível.

O FC Porto voltou para o balneário em vantagem, com um resultado justo. Não merecia estar a vencer por mais nem por menos. Era o resultado merecido.

No segundo tempo o filme foi outro. Os Dragões entraram com uma nova vida e o Sporting foi murchando com o decorrer dos minutos.

Depois de vários lances falhados, como foi o caso de Jackson ao minuto 50, Cristian Tello apareceu num novo duelo com o guarda-redes internacional português e voltou a não vacilar. Tello 2-0 Rui Patrício. Contudo, novamente mérito para o passe de Jackson. Até apetece dizer que os dois primeiros golos deveriam ser partilhados na autoria por estes jogadores.

O vencedor estava encontrado aos 58 minutos com o 2-0.

Mas ainda havia tempo para mais e o Sporting parecia querer sofrer mais. A equipa de Alvalade não reagia e o azuis e brancos, impulsionados pelos 43 mil adeptos queriam mais. Entre ‘olés’ e gritos de apoio, Tello ainda teve espaço e tempo para fazer o terceiro, completando assim um hat-trick. Desta vez o passe foi do mexicano Hector Herrera. Tello 3-0 Rui Patrício.

Fomos merecedores dos três pontos, fizemos três golos e merecíamos mais", disse Julen Lopetegui na conferência de imprensa após o jogo, no auditório do Estádio do Dragão.

O treinador do Sporting Marco Silva reconheceu a superioridade do FC Porto e recusou-se a apontar o jogo com o Wolfsburgo de quinta-feira como desculpa para a derrota.

Na próxima jornada, o FC Porto visita a ‘Pedreira’ de Braga e o Sporting recebe o Penafiel.