Carlos Secretário, antigo jogador do FC Porto, deu uma entrevista ao SAPO Desporto, onde referiu que a luta pelo título de campeão em Portugal está agora dividida entre Benfica e FC Porto. As questões da arbitragem também não foram esquecidas nesta entrevista.

O treinador de 44 anos, que também passou pelo SC Braga, faz ainda uma antevisão ao desafio de sexta-feira, entre FC Porto e os arsenalistas.

O FC Porto venceu o Sporting no passado domingo. Que ilações tira deste clássico de futebol?

Secretário: Foi uma vitória incontestável do FC Porto, que fez um excelente jogo, bem assimilado pelos jogadores portistas. Não começou tão bem como se esperava. O Sporting tentou pressionar, baixaram muito o bloco, mas depois da meia hora o FC Porto criou um ascendente e fez três golos merecidamente. Até podia ter feito mais. O Sporting desiludiu muito, talvez pela sua juventude.

Acredita que, agora, o campeonato irá ser disputado apenas pelo FC Porto e Benfica?

S: Acho que sim. Neste momento, só o Benfica e o FC Porto poderão ter possibilidade de ser campeões. O Sporting e o Braga irão lutar pelo terceiro lugar, até porque têm um desvantagem muito grande para o primeiro lugar. Seria catastrófico se o Benfica e o FC Porto perdessem mais pontos de forma a serem apanhados por essas duas equipas.

Acha que há razões para se queixarem da arbitragem?

S: É óbvio que têm havido erros de arbitragem em alguns jogos, tanto nos do FC Porto como nos do Benfica. No cômputo geral, sem querer ser tendencioso, o Benfica tem vantagem em relação aos erros da arbitragem. Está à vista de todo o mundo. Basta ver as imagens dos jogos e toda a gente perceberá que o Benfica tem sido o mais beneficiado.

Agora o SC Braga é o próximo adversário do FC Porto. Espera-se um jogo bem disputado?

S: Vai ser um jogo muito difícil, com duas equipas que jogam para ganhar. O SC Braga está mais perto do Sporting e fará de tudo para conseguir apanhar o terceiro lugar. O FC Porto também não pode perder pontos. Por isso prevê-se um jogo bastante ofensivo. O Sérgio [Conceição] está a impor, além da qualidade da equipa, uma raça e vontade nos jogadores. Vê-se que a equipa trabalha muito, à semelhança do seu treinador. O SC Braga joga em casa e todas as equipas que lá foram sentiram muitas dificuldades. O FC Porto não vai ser exceção.

Vai ser mais difícil em Braga para o FC Porto do que foi contra o Sporting?

S: O Sporting não criou grandes dificuldades ao FC Porto. Tenho a certeza que este SC Braga irá ser uma equipa mais forte em casa do que aquilo que o Sporting foi no Dragão. Poderá não ser um jogo com muitas oportunidades, mas quem for mais assertivo estará mais perto de ganhar. E as individualidades também contam e esses têm de estar em ‘dia sim’.