O antigo treinador de Iván Marcano na seleção espanhola de sub-21, López Caro, deixou rasgados elogios ao jogador que levou ao Europeu da categoria, em 2009.

"Era um dos jogadores com maior projeção naquela altura, as pessoas viam-no como alguém com muito potencial, os espanhóis lembram-se bem dele. Tinha grande compleição física, era rápido, potente, bom nível de agressividade, boa saída de bola. Um jogador completo, a quem não faltava absolutamente nada, apenas uma coisa: que confiassem nele, que apostassem e lhe garantissem experiência", afirmou.

Marcano, que conseguiu assegurar um lugar a titular nas opções de Lopetegui nos últimos seis jogos e relegou Martins Indi para o banco de suplentes, foi contratado pelo FC Porto esta época, situação que mereceu o elogio do técnico da seleção da Arábia Saudita.

"Lopetegui conhece perfeitamente todos os jogadores jovens espanhóis. É um excelente treinador, com muito conhecimento e que se apercebe muito bem do perfil dos jogadores. Apostou nas características de Iván e foi, sem dúvida, uma aposta certeira".

López Caro assegurou que as mais recentes exibições do central (FC Porto apenas sofreu um golo desde que central faz dupla com Maicon) não o surpreendem e prevê que este venha a manter o mesmo nível "durante muitos anos".

"Para mim, não é nenhuma surpresa, pelo contrário. É um jogador que tem todas as condições para se manter a este nível durante muitos anos", concluiu.

Iván Marcano, de 27 anos, participou em 21 partidas, somando 13 triunfos, 6 empates e duas derrotas.