O brasileiro Jonas tem impressionado todos com a sua capacidade goleadora, principalmente no presente ano civil. O avançado que começou a época como reforço de circunstância passou a indispensável na frente atacante dos "encarnados".

Os golos têm sido o seu carimbo de qualidade, sendo já o futebolista que mais golos marcou desde o início do ano no campeonato português. O dianteiro já marcou nove tentos em doze partidas, o que perfaz uma média de 0,75 golos por jogo. Olhando para o contexto geral, o futebolista de 30 anos conta com 18 tentos em 23 encontros (média de 0,78 tentos por jogo).

O dianteiro conta com oito golos no campeonato (seis deles em 2015) e quatro na Taça da Liga, três deles no presente ano, e apenas um deles foi de penálti.

Estoril e Moreirense, com dois golos sofridos cada um, foram as principais vítimas de Jonas. Boavista, V. Guimarães, Penafiel, V. Setúbal e Arouca foram os outros clubes que sofreram com a presença do ponta de lança em campo. Em relação aos arouquenses, o registo poderá aumentar, já que estes são precisamente o próximo adversário das "águias".

O registo ganha maior relevo quando se compara com outros goleadores da liga. Jackson Martínez, por exemplo, é o melhor marcador do campeonato e marcou menos um golo do que o canarinho em 2015. O "cafetero" contabiliza oito disparos em 11 jogos, uma média de 0,72 por partida.

Contudo, olhando para o contexto geral o avançado portista supera em larga escala, dado que soma 26 "tiros" em 33 partidas, embora tenha a mesma média que Jonas. O período de adaptação do futebolista do Benfica parece estar ultrapassado e Lima terá de se cuidar se quiser manter a titularidade do clube da Luz.