O Sporting venceu o Penafiel por 3-2 no Estádio de Alvalade em encontro que encerrou a 24.ª jornada da Primeira Liga de futebol. William Carvalho (5'), Slimani (7') e Nani (70') marcaram para os leões. Braga (12') e Vítor Bruno (42') fizeram os golos penafidelenses.

No Estádio de Alvalade viveram-se uns minutos iniciais loucos. Parecia que o jogo se resolveria naqueles primeiros 15 minutos, e a verdade é que grande parte da história do encontro acabou por ficar ligada a esse espaço temporal, não fosse o génio de Nani a desembrulhar uma vitória para o Sporting.

Vamos por partes. Aos cinco minutos, William Carvalho aproveitou um alívio da defesa do Penafiel para rematar de pronto e fazer o primeiro golo da noite. Dois minutos volvidos e Slimani surgiu a cabecear entre os centrais e a corresponder com um golo a um bom cruzamento de Jefferson. Ainda havia adeptos a sentar-se quando o Sporting já vencia por 2-0.

Mas de repente, num lance pouco feliz de Tobias Figueiredo, tudo mudou. O avançado Guedes isolava-se, Tobias Figueiredo achou que chegaria à bola e esticou-se num corte arriscado, e tão arriscado foi que derrubou o adversário, o que lhe valeu o cartão vermelho aos dez minutos. Era cedo, muito cedo, e como se isso não bastasse, Braga (12') bateu o livre, enganou a barreira que saltou, enquanto a bola passava por debaixo e esta só parou no fundo da baliza de Rui Patrício.

Acabavam-se os momentos loucos do jogo, iniciava-se a dura batalha leonina para se afirmar num encontro em que sabia que iria precisar de correr muito. William Carvalho desceu no terreno para fazer de defesa central a pedido de Marco Silva, e o meio campo ficou entregue a Adrien.

Os leões nem desceram muito terreno, aguentaram o jogo, e até tiveram em Adrien (32') uma boa oportunidade para dilatar o resultado. O médio tentou um remate de calcanhar, e a bola passou a rasar a baliza de Coelho.

Mas perto do intervalo, e sem fazer muito por isso, a equipa de Rui Quinta chegou ao empate. Quiñones cruzou na esquerda, Paulo Oliveira fez um corte pouco eficaz, e Vítor Bruno (42'), vindo de trás, rematou e empatou a contenda, resultado com que se chegou ao intervalo.

No tempo de descanso, o treinador do Sporting, Marco Silva, decidiu tirar Adrien e estrear Ewerton no centro da defesa. Era o Sporting que estava em inferioridade númerica, mas nem parecia.

Os leões queriam voltar às vitórias depois de três jogos sem vencer e corriam na busca desse objetivo, enquanto o Penafiel procurava suster o ímpeto leonino.

Aos 62 minutos, Carrillo entrou para o lugar de Carlos Mané, e poucos minutos depois saíria dos seus pés um cruzamento milimétrico. O peruano tirou as medidas e a essa geometria correspondeu Nani de cabeça no coração da área a fazer o terceiro golo do Sporting. O extremo festejou com as piruetas com que encantou Alvalade no passado.

O jogo ficou mais fácil para os leões, depois dos laterais do Penafiel terem ido para o balneário mais cedo. Dani viu o segundo amarelo aos 83 minutos por alegada mão na bola, que em abono da verdade não parece ter acontecido, e Pedro Ribeiro (88') teria o mesmo destino depois de fazer falta sobre Carrillo.

Desta forma, o Sporting volta aos triunfos e reforça o terceiro lugar com 50 pontos. Já o Penafiel mantém a última posição com 24 pontos.